Blog da Editora Dialética

20 curiosidades sobre poesia

A história da poesia e seus personagens é composta pelo inesperado e pelo extraordinário. Poetas e palavras surgiram antes mesmo da escrita. E a trajetória da poesia até aqui está repleta de fatos curiosos. Confira alguns deles:


 1 – A poesia épica (epopéia) é uma das primeiras formas de poesia escrita e consiste em uma narrativa longa. As mais antigas são, além da Epopéia de Gilgamesh, as epopéias gregas Ilíada e Odisséia e as epopéias sânscritas indianas Ramayana e Mahabharata.

2 – A Epopéia mais antiga narra a história do rei Gilgamesh, originária da Babilônia, acredita-se que tenha cerca de 4.000 anos.  

3 – Mahabharata é o poema mais longo do mundo. É um poema épico indiano que tem cerca de 1,8 milhões de palavras. Ele é dividido em 2 livros e mais de 100.000 versos. Tem por volta de 10 vezes o tamanho de “A Ilíada” e “A Odisséia” juntos.

4 – Haiku é um poema curto originário do Japão e uma das formas mais populares de poesia. Ele é formado por apenas 17 sílabas e 3 linhas. Um pequeno verso que captura um momento da vida do poeta.

5 – O Dia nacional da Poesia é uma homenagem a Castro Alves, o “pela abolição da escravidão”, que faz aniversário no dia 14 de março.

6 – A chegada da poesia no Brasil ocorreu no século XVI, através do padre jesuíta espanhol José de Anchieta.

7 – William Shakespeare é o poeta mais vendido de todos os tempos. Com mais de 4 bilhões de vendas de livros em todo o mundo. O “Bardo de Avon” é considerado um dos maiores poetas que já viveram e o maior escritor do idioma inglês.

8 – Metrofobia é o medo da poesia.

9 – O termo “lésbica” deriva da poetisa da Grécia Antiga Safo de Lesbos, que viveu de 620-570 ac.

10 – O grande artista renascentista Michelangelo além de pintor, escultor e arquiteto também foi poeta.

11 – Metromania é a mania de escrever versos.

12 – A empresa de calçados ASICS é um acrônimo para a frase: “anima sana in corpore sano” (uma mente sã em um corpo são), é uma citação derivada da Sátira do poeta romano Decimus Junius Juvenalis, ou simplesmente Juvenal.

13 – Uma pequena porcentagem da população mundial pode ler durante os sonhos e tendem a ser escritores, especialmente poetas.

14 – O ensaísta e poeta francês Sully Prudhomme (1839–1907) foi a primeira pessoa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

15 – O termo para sífilis vem de um poema épico do século XVI, “Sífilis ou a doença francesa”, do poeta italiano Girolamo Fracastoro, sobre um menino pastor chamado Sífilis que insulta o deus grego Apolo e é punido com uma doença horrível.

16 – Dante Alighieri, poeta e autor da Divina Comédia, foi condenado ao exílio de Florença, Itália em 1302. Sua sentença foi rescindida em 2008.

17 – Robert Frost foi o primeiro poeta a ler em uma inauguração presidencial quando JFK lhe pediu que recitasse um poema em sua casa em 1961. Frost escreveu um novo poema para a ocasião, mas foi incapaz de lê-lo por causa da claridade. Então, ele recitou “The Gift Outright” de memória em vez disso.

18 – O poema chinês “Poeta Comedor de Leões na Cova de Pedra” ou “Shī shì shí shī shǐ.” É composto exclusivamente por “shi” 92 vezes, mas pronunciado em tons diferentes.

19 – A lápide do poeta Charles Bukowski diz: “Não tente”.

20 – O romancista Samuel Butler acreditava que o poeta grego Homero era na verdade uma mulher. Outros estudiosos argumentam que a Ilíada e a Odisséia foram escritos por mais de um autor.
 

Por Natália Ribeiro

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308