Blog da Editora Dialética

25 de Julho: Dia Nacional do Escritor

Há mais de 60 anos, a data é celebrada em homenagem aos escritores brasileiros e com o objetivo e dar maior visibilidade a literatura e as obras desses autores pelo país.

Originada em homenagem ao I Festival do Escritor Brasileiro, que contou com o patrocínio da União Brasileira de Escritores da época, o Dia Nacional do Escritor é celebrado todo dia 25 de julho. O evento que motivou a eternizou a data aconteceu em 1960 e a partir disso, o dia 25 de julho é comemorado em todo país em homenagem aos escritores do Brasil.

Tanto no festival da década de 1960 quanto ao longo dos anos, o objetivo da data é, dentre outras coisas, promover eventos, debates e discussões que valorizem mais os escritores brasileiros e a literatura das obras desses autores pelo Brasil, tendo em vista a variedade de grandes autores que o país tem, reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre eles, Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Conceição Evaristo e Maria Carolina de Jesus.

Entretanto, embora seja muito voltada para a literatura, essa data abrange os diversos gêneros escritos por autores brasileiros, como por exemplo os textos científicos que englobam os escritores acadêmicos. Por outro lado, infelizmente, ser escritor no Brasil ainda é um grande desafio, principalmente para muitos profissionais contemporâneos que não conseguem sobreviver apenas exercendo a profissão de escritor, por isso precisam se desdobrar entre outras funções para se manterem financeiramente.

Contudo, a celebração nacional em homenagem aos escritores brasileiros vem há mais de 60 anos lutando para mudar este cenário no país e trabalhando para nunca nos deixar esquecer da importância e essencialidade cultural, científica e histórica dessa profissão, além da sua contribuição para o aprimoramento e crescimento humano.

Na Editora Dialética, está data é extremamente importante, pois somos uma empresa que, antes de expandir a literatura brasileira pelo mundo, queremos atingir o objetivo de fazer com que o nosso próprio país seja um país onde cada vez mais leitores lêem escritores nacionais clássicos e contemporâneos. Por essa razão, parabenizamos cada um dos escritores pelo Brasil e cada um dos grandes escritores parceiros da Editora Dialética por levar a frente a democratização e conscientização da importância da escrita brasileira por meio das suas belas obras.

Sobre a UBE

A União Brasileira de Escritores (UBE) é uma sociedade fundada em 17 de janeiro de 1958 com a fusão da seção paulista da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores. Sucedeu à Sociedade dos Escritores Brasileiros, primeira associação profissional de escritores, fundada em 14 de março de 1942 por Mário de Andrade e Sérgio Milliet. Sua sede fica na cidade de São Paulo e é uma sociedade civil representativa em âmbito nacional, com personalidade jurídica e patrimônio próprio.Tem cerca de três mil escritores associados.

Tem por finalidade:

  • Defesa da liberdade de expressão;
  • Defesa dos direitos autorais e demais direitos dos escritores;
  • Difusão da cultura e a democratização do acesso à informação.

Fique sempre por dentro do mundo acadêmico e das principais datas comemorativas. Acompanhe a Editora Dialética.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Patrícia Horisawa Goulart Almeida lança livro “Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes”, que aborda a importância da governança para a evolução das cidades inteligentes e da qualidade de vida da população

Patrícia Horisawa Goulart de Almeida é Analista de Tecnologia da Informação – Processos na EBSERH, Mestra em Governança em Tecnologia e Inovação pela UCB, Especialista em Gestão e Governança pela Universidade Cândido Mendes e Especialista em Direito Digital pela FMP. Além disso, possui certificações Internacionais em: COBIT 5, ITIL V3, CSM, CSPO, LGPD, GDPR, ISO/IEC 27001, OKR COACH, TKP.

Leia mais »

Glauco Guimarães Ferreira lança livro “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado”, que analisa a qualidade de vida, os aspectos socioemocionais de estudantes universitários e a contribuição da psicologia educacional para tais fatos

Alto executivo e membro de Conselho, professor convidado para os cursos de pós-graduação da FGV, Glauco Guimarães Ferreira, dentre muitas outras coisas, é Mestre em Psicologia, com MBA em Gestão Estratégica pela FGV, formado como Conselheiro no IBGC e Pós-Graduado em Gestão com foco em Finanças pela IESE Business School.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308