Blog da Editora Dialética

25 de Julho: Dia Nacional do Escritor

Originada em homenagem ao I Festival do Escritor Brasileiro, que contou com o patrocínio da União Brasileira de Escritores da época, o Dia Nacional do Escritor é celebrado todo dia 25 de julho. O evento que motivou a eternizou a data aconteceu em 1960 e a partir disso, o dia 25 de julho é comemorado em todo país em homenagem aos escritores do Brasil.

Tanto no festival da década de 1960 quanto ao longo dos anos, o objetivo da data é, dentre outras coisas, promover eventos, debates e discussões que valorizem mais os escritores brasileiros e a literatura das obras desses autores pelo Brasil, tendo em vista a variedade de grandes autores que o país tem, reconhecidos nacional e internacionalmente. Dentre eles, Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Jorge Amado, Conceição Evaristo e Maria Carolina de Jesus.

Entretanto, embora seja muito voltada para a literatura, essa data abrange os diversos gêneros escritos por autores brasileiros, como por exemplo os textos científicos que englobam os escritores acadêmicos. Por outro lado, infelizmente, ser escritor no Brasil ainda é um grande desafio, principalmente para muitos profissionais contemporâneos que não conseguem sobreviver apenas exercendo a profissão de escritor, por isso precisam se desdobrar entre outras funções para se manterem financeiramente.

Contudo, a celebração nacional em homenagem aos escritores brasileiros vem há mais de 60 anos lutando para mudar este cenário no país e trabalhando para nunca nos deixar esquecer da importância e essencialidade cultural, científica e histórica dessa profissão, além da sua contribuição para o aprimoramento e crescimento humano.

Na Editora Dialética, está data é extremamente importante, pois somos uma empresa que, antes de expandir a literatura brasileira pelo mundo, queremos atingir o objetivo de fazer com que o nosso próprio país seja um país onde cada vez mais leitores lêem escritores nacionais clássicos e contemporâneos. Por essa razão, parabenizamos cada um dos escritores pelo Brasil e cada um dos grandes escritores parceiros da Editora Dialética por levar a frente a democratização e conscientização da importância da escrita brasileira por meio das suas belas obras.

Sobre a UBE

A União Brasileira de Escritores (UBE) é uma sociedade fundada em 17 de janeiro de 1958 com a fusão da seção paulista da Associação Brasileira de Escritores e da Sociedade Paulista de Escritores. Sucedeu à Sociedade dos Escritores Brasileiros, primeira associação profissional de escritores, fundada em 14 de março de 1942 por Mário de Andrade e Sérgio Milliet. Sua sede fica na cidade de São Paulo e é uma sociedade civil representativa em âmbito nacional, com personalidade jurídica e patrimônio próprio.Tem cerca de três mil escritores associados.

Tem por finalidade:

  • Defesa da liberdade de expressão;
  • Defesa dos direitos autorais e demais direitos dos escritores;
  • Difusão da cultura e a democratização do acesso à informação.

Fique sempre por dentro do mundo acadêmico e das principais datas comemorativas. Acompanhe a Editora Dialética.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308