Blog da Editora Dialética

A Leitura na Formação de Crianças e Adolescentes

O ato de ler traz diversos benefícios a essas pessoas que estão ainda em fase de desenvolvimento.

Considerando a leitura como processo ativo de construção de significados de um texto, tem-se uma ideia, ainda que mínima, da dimensão desse hábito na formação de crianças e adolescentes. Vale lembrar que o direito à educação e à cultura é garantido de forma prioritária à criança, ao adolescente e ao jovem, nos termos do artigo 227 da Constituição Federal de 1988.

O ato de ler traz diversos benefícios a essas pessoas que estão ainda em fase de desenvolvimento, estimulando sua imaginação e criatividade, afinal, segundo célebre frase de autoria desconhecida, “o adulto criativo é a criança que sobreviveu”. 

A leitura auxilia crianças e adolescentes a lidarem com suas emoções e mostra novas formas de expressão de diversos sentimentos: de poemas melancólicos a crônicas leves, da informação veiculada em notícias à diversão dos tradicionais livros de piadas, que foram sucesso no século XX. 

O desenvolvimento cognitivo é altamente incrementado pelo hábito da leitura por meio de associações, estímulo à alfabetização e à escrita, velocidade de raciocínio e interpretações mais complexas e elaboradas.

Esses fatores criam um terreno fértil para o pensamento crítico e a postura reflexiva por parte das crianças e adolescentes, que, mais do que compreenderem o contexto em que estão inseridos, tornam-se capazes de questioná-lo, assumindo uma postura mais ativa diante de suas realidades e da própria vida, tal como se apresenta. 

Por: Editora Dialética

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Petronio Portella Nunes Filho lança livro “Mentiras que contam sobre a economia brasileira”. Sua proposta, dentre outros aspectos, é combater a desinformação econômica

Economista, com graduação na Universidade de Brasília (UnB), mestrado na University of Minnesota e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Petronio Portella conta com mais de 30 anos de experiência profissional como pesquisador do IPEA e consultor do Senado. O livro foi lançado pela Editora Dialética. Trata-se do seu terceiro livro.

Leia mais »

Marco Coura lança livro “A Vida de Jesus em Poesia”, que une espiritualidade e poesia ao abordar aspectos tratados pelos evangelhos a respeito da vida de Jesus Cristo de forma poética

Somado a formação em Direito, e dentre outras atividades, Marco Coura foi diretor da Academia Nacional de Polícia e adido policial junto à Embaixada do Brasil no Peru, é casado com Elaine Coura, pai de Dominique e Enzo e autor do livro “Fragmentos de Mim – Divagações e Experiências em Tom de Poesia”.

Leia mais »

Henrique Gaspar Mello de Mendonça lança livro “Uma filtragem constitucional no crime de falsificação de medicamentos e afins”, que chama atenção para desproporcionalidade da pena do crime de falsificação de medicamentos

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-graduado em Direito Processual pela ESMAL e em Direito Constitucional e do Estado pela IESF, Henrique Gaspar é Juiz de Direito vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308