Blog da Editora Dialética

A Leitura na Formação de Crianças e Adolescentes

O ato de ler traz diversos benefícios a essas pessoas que estão ainda em fase de desenvolvimento.

Considerando a leitura como processo ativo de construção de significados de um texto, tem-se uma ideia, ainda que mínima, da dimensão desse hábito na formação de crianças e adolescentes. Vale lembrar que o direito à educação e à cultura é garantido de forma prioritária à criança, ao adolescente e ao jovem, nos termos do artigo 227 da Constituição Federal de 1988.

O ato de ler traz diversos benefícios a essas pessoas que estão ainda em fase de desenvolvimento, estimulando sua imaginação e criatividade, afinal, segundo célebre frase de autoria desconhecida, “o adulto criativo é a criança que sobreviveu”. 

A leitura auxilia crianças e adolescentes a lidarem com suas emoções e mostra novas formas de expressão de diversos sentimentos: de poemas melancólicos a crônicas leves, da informação veiculada em notícias à diversão dos tradicionais livros de piadas, que foram sucesso no século XX. 

O desenvolvimento cognitivo é altamente incrementado pelo hábito da leitura por meio de associações, estímulo à alfabetização e à escrita, velocidade de raciocínio e interpretações mais complexas e elaboradas.

Esses fatores criam um terreno fértil para o pensamento crítico e a postura reflexiva por parte das crianças e adolescentes, que, mais do que compreenderem o contexto em que estão inseridos, tornam-se capazes de questioná-lo, assumindo uma postura mais ativa diante de suas realidades e da própria vida, tal como se apresenta. 

Por: Editora Dialética

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Elaine Ferreira dos Santos, autora do livro “O discurso de um grupo musical: rap” lança obra para professores e todos os interessados em conhecer o gênero Rap 

Doutora em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso – Literatura Africana, PUC-SP, Mestre em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso nas Letras de Rap, PUC-SP, dentre outras formações, Elaine Ferreira dos Santos atua como professora desde 1990 no ensino fundamental e médio e em 2003, iniciou no Ensino Superior prestando serviços em diversas Universidades.

Leia mais »

Livro infantojuvenil “Mininho: Dores de um Cotovelo” aborda abandono e depressão

O lançamento, fruto de Especialização em Escrita Criativa das universidades UNICAP (PE) e PUCRS (RS), leva a autoria do Mestre em Indústrias Criativas Rodrigo Paiva e recebeu orientação do diretor pernambucano Adriano Portela (Recife Assombrado, 2019). A obra ilustrada, publicada pela editora Dialética, conta com inspirações vindas da infância do autor e antecede outro livro que está por vir.

Leia mais »

Priscilla Queiroga, autora do livro A construção do dolo no direito tributário, lança obra para auxiliar advogados tributaristas e demais profissionais a identificarem os caminhos a percorrer quando se trata de comprovação de dolo

Mestre e Especialista em Direito Tributário, Priscilla Queiroga é Graduada em Direito, Professora Seminarista e Advogada, tendo atuado como Escrivã de Polícia Civil e Assessora Jurídica no Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308