Blog da Editora Dialética

Capes: saiba o que é e como a publicação de livros acadêmicos pode te ajudar a conseguir um selo de qualidade deste órgão

A CAPES tem por objetivo aperfeiçoar a pessoa de nível superior, para garantir a existência de profissionais especializados.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, popularmente conhecida como Capes, é uma ferramenta vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado) em todo Brasil. 

O objetivo desse órgão é apoiar as universidades por meio dos seus programas, de modo a elevar o nível da pesquisa científica em diferentes áreas. Além disso, o sistema busca manter o nível entre a qualidade e a quantidade dos cursos autorizados pelo Ministério da Educação – MEC nas universidades brasileiras.

A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema nacional de pós-graduação, tanto no que diz respeito à consolidação do quadro atual, como na construção das mudanças que o avanço do conhecimento e as demandas da sociedade exigem.

Ministério da Educação – MEC / Capes

A Capes foi fundada em 1951 pelo governo da época, a partir de uma campanha nacional que tinha o objetivo de aperfeiçoar a pessoa de nível superior, para garantir a existência de profissionais especializados. Para, assim, atender as necessidades dos empreendimentos educacionais públicos e privados, a fim de contribuir para o desenvolvimento do Brasil. 

  • Avaliação da pós-graduação stricto-sensu;
  • Acesso e divulgação da produção científica;
  • Investimento em recursos humanos de alto nível no Brasil e exterior;
  • Promoção da cooperação científica internacional;
  • Fomento da formação inicial e contínua de docentes.

Somado a tudo, em 2007 a Capes passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.

Conceito Capes

O conceito Capes é uma avaliação periódica dos cursos de pós-graduação stricto-sensu, que abrange os cursos de mestrado e doutorado no Brasil e atualmente é realizada a cada 4 anos. Nesse sentido, a nota máxima de classificação para o mestrado é 5 e para o doutorado é 7. Os conceitos são definidos da seguinte forma:

  • Conceito 1 e 2: autorizações de fundações de fundamentos canceladas;
  • Conceito 3: atende ao padrão mínimo de qualidade;
  • Conceito 4: bom desempenho;
  • Conceito 5: nota máxima para programas que oferecem apenas o mestrado;
  • Conceito 6 e 7: alto padrão internacional de desempenho para programas de doutorado. 

Capes no Lato Sensu

A CAPES não tem ingerência sobre cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). Tais cursos estão sujeitos à supervisão dos órgãos competentes, a ser efetuada por ocasião do recredenciamento da instituição, quando é analisada sua atuação pelo Ministério da Educação.

Capes e Livros Acadêmicos

Como sabemos, a Capes é responsável por diversas ferramentas de avaliação e validação de estudos, publicações e obras acadêmicas. Desse modo, ao publicar um livro especialmente por meio de uma editora com valores que visam o crescimento não somente da obra, mas também do autor, como é o caso da Editora Dialética, o acadêmico aumenta consideravelmente suas chances de conseguir o selo de qualidade da Capes, entre outros benefícios oferecidos pelo sistema, o que influencia positivamente em sua vida acadêmica. 

Publique Livros Acadêmicos

Para saber como publicar seu livro, entre em contato com a Editora Dialética e converse com um de nossos consultores editoriais. Ele (a) vai te mostrar como é fácil e rápido realizar esse sonho. 

Fique sempre por dentro do mundo acadêmico. Acompanhe a Editora Dialética.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Patrícia Horisawa Goulart Almeida lança livro “Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes”, que aborda a importância da governança para a evolução das cidades inteligentes e da qualidade de vida da população

Patrícia Horisawa Goulart de Almeida é Analista de Tecnologia da Informação – Processos na EBSERH, Mestra em Governança em Tecnologia e Inovação pela UCB, Especialista em Gestão e Governança pela Universidade Cândido Mendes e Especialista em Direito Digital pela FMP. Além disso, possui certificações Internacionais em: COBIT 5, ITIL V3, CSM, CSPO, LGPD, GDPR, ISO/IEC 27001, OKR COACH, TKP.

Leia mais »

Glauco Guimarães Ferreira lança livro “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado”, que analisa a qualidade de vida, os aspectos socioemocionais de estudantes universitários e a contribuição da psicologia educacional para tais fatos

Alto executivo e membro de Conselho, professor convidado para os cursos de pós-graduação da FGV, Glauco Guimarães Ferreira, dentre muitas outras coisas, é Mestre em Psicologia, com MBA em Gestão Estratégica pela FGV, formado como Conselheiro no IBGC e Pós-Graduado em Gestão com foco em Finanças pela IESE Business School.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308