Blog da Editora Dialética

Editora Dialética fortalece o debate sobre os Novos Direitos no 23º Congresso Jurídico da FDSM

A Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) sediará seu renomado Congresso Jurídico nos dias 24, 25 e 26 de maio. O evento é considerado o maior encontro científico da instituição e um dos principais da região e conta com o patrocínio da Editora Dialética.

Palestra do Congresso Jurídico da FDSM em 2022, evento que reúne alunos e operadores do Direito (Foto: Divulgação FDSM)

O evento abordará a temática “Novos Direitos: Desafios Contemporâneos”. Durante o congresso, renomados juristas do Brasil e do exterior estarão presentes.

Ao longo dos três dias, serão realizadas 6 palestras e 2 minicursos abordando uma ampla variedade de temas. A abertura do evento contou com a palestra do jurista Peter Panutto, que discorrerá sobre o tema “Crise no Federalismo Brasileiro diante da Pandemia da COVID-19: o Supremo Tribunal Federal como garantidor do direito à saúde”.

No dia 25, serão realizados três painéis: “Ética Ambiental e Ética Animal: aproximações e tensionamentos”, com a participação do jurista Daniel Braga Lourenço; “Protagonismo da advocacia na solução dos conflitos”, com a presença do jurista e presidente da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de MG), Gustavo Chalfun e “Visual Law e Legal Design na prática: Como o Design pode auxiliar na compreensão do Direito”, com a contribuição da jurista Camila Martins

Além disso, será oferecido o minicurso “Judicialização da Saúde”, ministrado pela jurista Luiza Pinheiro Chagas Leite Souza, uma ex-aluna da instituição.

No último dia do congresso, haverá uma palestra internacional online com o jurista Markus Finn, abordando o tema “Derechos de los pacientes al final de la vida: ¿indemnización por prolongación médica de la vida?”. Também será realizado o minicurso “Direito Desportivo”, com a participação do jurista e ex-aluno Euler Márcio Lelis Barbosa. 

A noite de encerramento contará com a palestra da jurista Patrícia Henriques Ribeiro, abordando o tema “Reflexos da Desinformação nas Eleições”. Após as atividades, a FDSM oferecerá um Cocktail Party aos participantes, proporcionando um ambiente de networking e música.

O evento é aberto à participação da comunidade com vagas limitadas. Participe! 

Acompanhe os bastidores do evento nas redes sociais da Dialética!

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308