Blog da Editora Dialética

Educadora e Pesquisadora Regina Célia Fernandes da Costa Perpétuo lança livro ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, obra que, dentre muitos aspectos, busca chamar a atenção da sociedade para esta realidade.

Crianças com Deficiência Intelectual são capazes de aprender a ler e escrever. No entanto, necessitam de um pouco mais de atenção e cuidados no estímulo desses aprendizados. Para isso, são necessários educadores capacitados e pessoas conscientes que conheçam e entendam esta condição, de modo a desempenhar o papel de ajudá-las a desenvolverem tais habilidades. É nesse aspecto que se desenvolve o livro ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, da educadora Regina Célia Fernandes da Costa Perpétuo

A profissional da educação atua no ramo há 35 anos e conta que teve a oportunidade de estar em vários cargos dentre esse período, formando e sendo formada. Regina Célia é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE,  Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, além de Graduada em Pedagogia pela Universidade de Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC. 

Minha formação acadêmica foi tão longa e intensa quanto os cargos que ocupei, pois acredito ser o amparo teórico a estrutura da prática, ambos devem coexistir”, declara a educadora. 

Regina Célia nasceu e mora atualmente no estado de São Paulo, mais precisamente em Itaquaquecetuba. Em sua carreira profissional a educadora atuou como professora na rede estadual de São Paulo por 18 anos e na prefeitura da cidade por 9 anos. Somado a isso, foi supervisora de ensino da rede estadual por 3 anos, cargo que precisou exonerar para assumir outro posto, dessa vez como diretora de escola na prefeitura de São Paulo. Contudo, a educadora atuou ainda como supervisora de ensino da rede municipal do estado de São Paulo. 

Tanto o amor por lecionar quanto, principalmente, o fato do seu filho ter sido diagnosticado com autismo e deficiência intelectual desencadearam o interesse de Regina Célia em produzir a obra  ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, fruto de sua dissertação de Mestrado. A autora relata que ela e seu filho enfrentam diversas barreiras para o desenvolvimento dele. Desse modo, ela desenvolveu essa pesquisa sobre a alfabetização de crianças com deficiência intelectual para se aprofundar na temática e oferecer ao mesmo tempo formação e reflexões aos seus leitores. 

O livro de pouco mais de 160 páginas, prefaciado por Rosiley A. Teixeira, é uma obra detalhada e de linguagem clara e informativa que trás a perspectiva de uma mãe que passou pela realidade de ajudar e auxiliar seu próprio filho no processo de aprendizagem e, ao mesmo tempo, o olhar de uma pesquisadora que buscou identificar, por meio de suas investigações, mais questões capazes de ajudar outras pessoas neste mesmo processo, além de conscientizar e chamar a atenção da sociedade para esta realidade.

Para Regina Célia, sua obra leva o leitor a refletir sobre o preconceito e a necessidade de uma inclusão real. A autora reitera que na sociedade a proposta de inclusão é de fato ilusória e para ser real é necessária uma transformação nas próprias relações sociais. Nesse sentido, a conversão de sua dissertação em livro veio com a proposta de expandir a pesquisa para mais leitores além do meio acadêmico. 

A intenção é dar visibilidade a minha pesquisa, pois a obra reforça meu compromisso com a inclusão e com o direito à garantia de aprendizagem a todas as pessoas. 

Regina Célia Perpétuo é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, Graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC / Foto: Arquivo Pessoal.

Em muitos casos quando se finaliza uma pesquisa acadêmica, seja ela uma tese de doutorado ou uma dissertação de mestrado, e ela mantida apenas no meio acadêmico, a pesquisa tende a ficar privada apenas para este público, ou simplesmente esquecida nas bibliotecas das universidades. No entanto, quando são transformadas em livros, além de alcançar os mais diferentes tipos de leitores, a obra adquire maior visibilidade, o que por consequência expande consideravelmente o tema de estudo para uma maior parcela da sociedade, fato que Regina Celia pretende com a publicação do seu livro

A autora defende que o mestrado proporcionou a ela conhecimento e estrutura para palestrar, contando sobre sua história e estudos, o que por sua vez ajuda a conquistar espaço para a proposta de uma nova inclusão.

“Quero oferecer aos meus leitores, informações e conhecimentos necessários para refletirem sobre o preconceito, ideologias subjacentes ao conceito de pessoa com deficiência como incapaz e a acreditarem nas potencialidades de cada um, independente de qualquer ‘deficiência’”, pontua Regina Célia.

Por se tratar inicialmente de uma pesquisa, o livro  ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença” gerou alguns desafios para a educadora, encontrados durante o desenvolvimento e o amadurecimento do estudo. Foram dois anos de estudos em que a pesquisadora relata ter vivido um grande aprendizado, mas teve também como imenso desafio a necessidade de se afastar dos sentimentos de mãe enquanto exercia a pesquisa.

Fato que ao mesmo tempo é considerado marcante para a pesquisadora, pois a produção desta obra proporcionou a ela a oportunidade de reviver a sua história com seu filho. “Poder exteriorizar esse processo, registrar e refletir sobre o processo de aprendizagem de crianças com deficiência intelectual, desvelando concepções e práticas positivas, identificando questões dificultadoras nesse processo e propondo intervenções”, a autora aponta que foi extremamente relevante. 

Por essa razão, Regina Célia afirma que ter este estudo publicado como livro é muito gratificante, já que trás materialidade para o seu desejo de tocar, emocionar e mobilizar as pessoas, dentre elas, outras mães, outros educadores e todas as pessoas indignadas com o preconceito e com a normalidade imposta pela sociedade. 

O principal objetivo não é conquistar títulos e nem pontos para a evolução na carreira. Tenho como objetivo principal através da minha história e da minha pesquisa levar as pessoas a refletirem sobre a inclusão, o preconceito da sociedade e a necessidade emergente de romper as barreiras atitudinais

Regina Célia Perpétuo é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, Graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC.

Para tanto, a composição de ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença” contou com embasamento teórico de grandes pensadores e estudiosos, como, Vygotsky, Ramon M. Cosenza, Leonor B. Guerra, Magda Soares, Telma Weisz, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Roxane Rojo, Ana Elisa Ribeiro e Carlos Skliar

A obra de Regina Célia abarca áreas que contemplam a formação de um ser humano cidadão e consciente. Nesse sentido, é possível identificar na produção componentes educacionais, filosóficos, políticos (não partidários), históricos e sociológicos, dentre muitos outros. 

Ao ser questionada se pretende continuar com os estudos na área para uma possível segunda edição do livro ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, a autora afirma que essa é uma grande possibilidade. 

Gostaria de publicar histórias de outras mães e levar ainda mais os leitores a refletirem sobre a garantia do direito a uma vida de qualidade social a todas as pessoas.

Regina Célia Perpétuo é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, Graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC.

Sempre pensando na questão da acessibilidade e do conforto de cada indivíduo, para auxiliar os seus leitores, a pesquisadora publicou ainda seu livro em dois dos três formatos oferecidos pela Editora Dialética, o impresso e o e-book. Dessa maneira, ela consegue atingir um público maior de leitores, fomentando também a inclusão e os cuidados com o meio ambiente.

“Não oferecemos audiobook. A editora publicou meu livro em formato impresso e e-book para atender às preferências do público alvo”, explica a pesquisadora. 

A Editora Dialética preza a inclusão e sustentabilidade junto às preferências de leitura do público, por isso oferece a publicação em e-book, importante para a inclusão digital e para tornar a leitura mais rápida e dinâmica, a publicação em formato de áudio-book, que é uma ferramenta extremamente relevante para que pessoas com deficiência e/ou dislexia possam se inserir como leitoras, e a publicação impressa por demanda, que ajuda a combater os impactos ambientais por meio do uso consciente do papel.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308