Blog da Editora Dialética

Elaine Ferreira dos Santos, autora do livro “O discurso de um grupo musical: rap” lança obra para professores e todos os interessados em conhecer o gênero Rap 

Elaine Ferreira dos Santos, autora do Livro “O discurso de um grupo musical: rap”, lançado pela Editora Dialética, aborda em sua obra a história do rap paulistano com foco em dois dos principais grupos do rap nacional – Racionais MCs e a dupla Thaide e DJ Hum.

O livro, desenvolvido como leitura importante tanto para professores quanto para o público em geral, possibilita ao leitor conhecer a linguagem e as estratégias linguísticas utilizadas pelo estilo musical rap. A obra abarca a realidade de grande parte dos jovens. 

A motivação de Elaine Ferreira para a escrita desse livro surgiu a partir da prática docente da autora, ao se deparar com alunos que cantavam as músicas em sala de aula. 

A temática das letras me chamou atenção e desse modo fiz um trabalho em sala de aula com o uso das letras abordando vários assuntos, por exemplo, a violência, a discriminação, o preconceito, etc

Elaine Ferreira dos Santos é Doutora em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso – Literatura Africana, PUC-SP, Mestre em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso nas Letras de Rap, PUC-SP / Foto: Arquivo pessoal.

Em uma composição de 124 páginas divididas em seis capítulos, a autora expressa que o rap é produzido e consumido por jovens que moram nas regiões onde as tensões sociais são latentes e isso é o ponto de partida para a produção artística dos grupos de rap.

No início eu não conhecia e nem escutava o estilo rap, mas meus alunos me ensinaram muito.

Elaine Ferreira dos Santos

O primeiro capítulo de “O discurso de um grupo musical: rap” é focado na apresentação do que é o rap, trazendo um panorama dos grupos sociais pelos quais o estilo musical é produzido e a quais ele atinge. 

“O rap é produzido e consumido por jovens que moram nas regiões onde as tensões sociais são latentes e isso é o ponto de partida para a produção artística dos grupos de rap”, elucida a pesquisadora. 

No segundo capítulo do livro, a autora esmiúça o tema que rege a sua obra ao apresentar estratégias, modelos, conhecimentos, funções e frames importantes para a construção do discurso musical do rap. 

Na terceira parte da obra, Elaine Ferreira se dedicou à análise da estrutura do discurso do rap por meio de uma das músicas do Racionais MCs intitulada “Homem na Estrada”. 

No quarto capítulo, a autora buscou fazer uma análise do discurso empregado no rap por meio do estudo semântico analisado em três músicas específicas, denominadas “Mô treta”, “Apresento meu amigo”, de Thaide e DJ Hum, e “Mágico de Oz”, de Racionais MCs. 

Ao passar para o quinto capítulo da obra, o leitor se depara com uma análise estratégica do discurso do rap que se vale de uma investigação acerca do léxico e das gírias muito presentes neste gênero musical. 

Já no último capítulo de “O discurso de um grupo musical: rap”, Elaine Ferreira nos apresenta as marcas de interação do discurso do rap, onde ela traz o estudo dos marcadores convencionais internacionais de envolvimento e distanciamento do locutor enquanto provedor de um discurso de rap.  

A publicação desse livro foi realizada nos três formatos oferecidos pela Editora Dialética, impresso, e-booke áudiobook. Elaine Ferreira expressa que poder oferecer isso aos seus leitores a deixa muito feliz.

“Sabemos que alguns leitores gostam do contato com o livro impresso e outros com o e-book ou áudiobooks”, defende a autora. 

A pesquisadora ressalta ainda a felicidade em poder publicar a dissertação de mestrado dela em parceria com a Editora Dialética. 

“A parceria foi muito interessante. A minha experiência com a editora foi a melhor possível.  Recebi toda a assistência necessária para a realização desse sonho”, diz Elaine Ferreira. 

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Confira também a matéria sobre o livro “O discurso de um grupo musical: rap” no períodico Carta Capita.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308