Blog da Editora Dialética

Erivelto de Sousa lança livro literário “O Fantasma do Padre” com contos que começou a escrever aos 20 anos

Quando criança, principalmente nas cidades localizadas mais no interior, é difícil não ouvir histórias de assombração. Muitas das vezes os mais velhos reservavam um horário na penumbra, reuniam as crianças e começavam a lhes contar as histórias assombrosas que pairavam na cidade. Geralmente, eram contos tão marcantes que fazer coisas básicas à noite, como ir ao banheiro sozinho e transitar pela casa de madrugada para ir tomar um copo de água tornavam-se questões de sobrevivência. Afinal, a “bruxa do poço”, a “velha comedora de crianças” ou o “fantasma da menina desobediente que vaga à noite” poderiam estar em qualquer lugar.

No entanto, fugindo a regra, o escritor Erivelto de Sousa admirava tanto essas histórias contadas para ele durante a sua infância que as eternizou ao publicar o livroO Fantasma do Padre”. O autor cearense cresceu ouvindo histórias enigmáticas contadas pela mãe, que o envolvia em narrações assustadoras e emocionantes de sofrimentos e atos heroicos. Segundo Erivelto, as histórias variavam desde o fazendeiro que podia ver o futuro e a uma mulher que atirava melhor que qualquer homem até uma lagoa que engolia animais.

Essas histórias impulsionaram o autor na escrita e com pouco mais de 20 anos ele escreveu seu primeiro conto, que não foi publicado na época, porém foi agregado ao livro O Fantasma do Padre” 50 anos depois. Contento 29 capítulos em 309 páginas, a obra apresenta elementos fictícios, e ao mesmo tempo traz acontecimentos reais ocorridos no Brasil e no Ceará ao longo das décadas. 

É tudo ficção, mas os personagens que crio, às vezes, os faço passarem por fatos de registros históricos verdadeiros, como foi o caso dos irmãos Zé de Rita e Manu, que fogem da Serra do Medo e caem na barreira (campos de concentração, na verdade) que Fortaleza criou para segurar os flagelados da seca de 1932, mais cruel que a Seca do século 15.”

Erivelto de Sousa é escritor e jornalista, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das mais prestigiadas universidades do Brasil. / Foto: Arquivo Pessoal

Tal fato tem a premissa de contribuir para uma maior disseminação do conhecimento em relação aos diversos assuntos associados aos acontecimentos históricos e culturais do Brasil. Ao mesmo tempo em que abrange os discursos sobre temas importantes voltados para as questões sociais e políticas, místicas e religiosas, a obra tende a prender o leitor por meio do suspense e do bom humor.  

A fim de produzir um livro de interesse geral, destinado a quem, assim com ele, aprecia uma boa leitura, Erivelto buscou escrever seu livro utilizando uma linguagem única destinada a todos. Por isso, a obra apresenta simplicidade e objetividade em seu texto, sem retirar a riqueza dos detalhes.

O livro trata-se de uma leitura lúdica que a pessoa só consome se gostar de ler.

Erivelto de Sousa é escritor e jornalista, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das mais prestigiadas universidades do Brasil. /

Ao mergulhar em um mundo sedutor que mistura a fantasia com a realidade, o misticismo com a crueza do dia a dia da vida de quem menos tem, os dramas daqueles que precisam exercitar seu dia afetados pela política insidiosa, pelos tabus religiosos e pelas barreiras sociais, Erivelto conta que “O Fantasma do Padre” a princípio era um original com mais de 800 páginas, porém teve que ser dividido em duas obras. Com isso, o autor revela aos leitores uma segunda edição das histórias, já intitulado de “O Fantasma do Padre II – Orgulho e Solidão”, a ser publicada pela Editora Dialética ainda em 2022. 

Jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará – UFC, umas das universidades mais prestigiadas do Brasil, Erivelto possui uma carreira extensa que inclui, além das competências jornalísticas e o trabalho como escritor, atividades como publicitário e marqueteiro, professor e cientista político. O profissional esteve à frente de mais 30 campanhas eleitorais pelo Brasil e exterior. 

Aos 70 anos, o escritor é especializado em publicidade e propaganda, mestre e doutor em Ciência Política, além de experiente como professor na área de marketing eleitoral e ciência política. Somado a essas atividades, a escrita literária sempre fez parte da vida de Erivelto. Como jornalista ele passou pelas redações de jornais, rádios e TVs assumindo as mais variadas funções. Entre elas, redator, editor e diretor de redação, onde se dedicava a escrever colunas e artigos diários inspirados principalmente por um renomado colega de profissão.

Desde cedo sempre tentei escrever artigos e contar histórias. Tentava escrever tudo que via e achava interessante. Como diretor-editor de um jornal, fiz, durante mais de um ano, crônicas diárias, inspirado no jornalista carioca Nelson Rodrigues.

Erivelto de Sousa é escritor e jornalista, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das mais prestigiadas universidades do Brasil. /

Já no que diz respeito a escrita de romances, como é o caso do livroO Fantasma do Padre”, Erivelto, como um bom apreciador da leitura desde menino, buscou se inspirar em grandes nomes da literatura brasileira e estrangeira, como Machado de Assis, José de Alencar, Monteiro Lobato, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Edgar Allan Poe, Emily Brontë, Eça de Queiroz e Fernando Pessoa.  Contudo, em “O Fantasma do Padre”, o leitor deve esperar histórias emocionantes, que perpassam vivências de três gerações e se vale do lúdico para contar fatos.

Para o autor, o livro é o maior professor da humanidade e sua crença neles e nos benefícios das publicações nunca vão se perder. Partilhando da mesma certeza, a Editora Dialética, uma das maiores editoras literárias do Brasil e com mais de 3000 livros publicados, tem o objetivo de contribuir para que cada vez mais autores tenham suas obras publicadas no mais alto padrão editorial de autores com relevância nacional e internacional, além de garantir a circulação das obras nas principais lojas de vendas online, a exemplo da Amazon, Apple e Magazine Luiza. 

O trabalho da Dialética é profissional e não deixa o autor só esperando um milagre, sem falar na qualidade do livro físico, do e-book e do audio-book. A Dialética está me dando uma boa assistência para que o alcance seja maior, a partir da divulgação e da presença nas principais livrarias e sites.”

Erivelto de Sousa é escritor e jornalista, graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), uma das mais prestigiadas universidades do Brasil.

Além do selo para publicações literárias, a Editora Dialética possui o selo acadêmico e atua com excelência no quesito transformação da tese e dissertação em livros acadêmicos. Dado isso, a empresa também é referência na publicação de livros infantis, visuais, com foco em fotografia e desenhos, e em livros de conhecimentos gerais. A partir disso, se você é escritor ou quer se tornar um, saiba como publicar sua obra clicando aqui.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308