Blog da Editora Dialética

Escritora e pesquisadora Cristiana Lembo lança livro que visa ensinar leitores sobre formas saudáveis de acolhimento às crianças cardiopatas

Caracterizada por ser uma anormalidade na estrutura ou na função do coração, a cardiopatia congênita é uma das patologias que mais incide na população infantil. De acordo com o ministério da saúde, em uma matéria publicada em junho de 2020, todo ano no Brasil, estima-se que nasçam aproximadamente 30 mil crianças com cardiopatia congênita, tendo em vista a taxa de incidência estimada em 1 caso a cada cem nascidos vivos. Essa enfermidade, além de limitar muito, gera traumas físicos e emocionais aos pacientes.

A fim de promover um debate maior acerca desse tema, a psicóloga Cristiana Lembo desenvolveu a pesquisa “De peito aberto: a percepção da criança cardiopata sobre seu coração”. Cristiane é graduada pela PUC-SP e mestre em psicologia clínica pela mesma instituição. A acadêmica já trabalhou com Psicologia Hospitalar Infantil, por isso desenvolveu experiência com crianças cardiopatas e crianças com câncer. Entretanto, atualmente ela possui o próprio consultório, onde atende adultos, na abordagem junguiana.

Dada a experiência de Cristiana em cuidados de crianças com câncer e cardiopatia congênita, a pesquisadora de 28 anos quis aprofundar os seus conhecimentos no assunto, de modo a entender melhor os sentimentos das crianças com essas condições. No entanto, ela não encontrou materiais de estudos especificamente sobre a percepção da criança em relação ao seu adoecimento, o que despertou a necessidade de desenvolver sua pesquisa de mestrado sobre essa temática.

Procurei material para aprofundar minhas ferramentas de intervenção, mas não encontrei. Encontrei artigos sobre os pais
dessas crianças e sobre os profissionais da saúde que trabalham com elas, mas nada sobre a percepção da criança sobre seu adoecimento em si. Livros, então, nem se fala!

Cristiana Lembo possui experiência em psicologia hospitalar Infantil com ênfase em cuidados de crianças cardiopatas e crianças com câncer.

O livro de Cristiana vem para mudar esse cenário de pouca informação sobre muitos aspectos da cardiopatia congênita, tanto para as crianças, quanto para futuros pesquisadores e profissionais que trabalham com essa população. Ao dedicar sua obra não somente aos médicos especialistas em cardiopatias, mas a todos os profissionais da área da saúde, Cristiana explica que o livro tem a pretensão de ensinar e fazer os leitores refletirem sobre formas saudáveis de acolhimento, bem como possíveis interpretações diante dos traumas e sofrimentos vividos pelas crianças doentes.

A escrita e a publicação de livros sempre fizeram parte da vida de Cristiana. Aos 11 anos a autora ganhou seu primeiro concurso de redação na escola, aos 16 anos publicou seu primeiro romance, aos 19 anos publicou seu segundo livro e aos 27 coorganizou duas obras junto a uma professora da faculdade. No entanto, para a escritora, a publicação dessa nova obra trouxe um sentimento diferente.

Já tive a experiência de publicar outras obras, mas nunca uma pesquisa que me levou tanto tempo para produzir. Foram dois anos de muito estudo e desafios. Poder ver esse trabalho materializado e como estudo de apoio para futuros pesquisadores me deixa muito feliz.”

Cristiana Lembo é graduada pela PUC-SP e mestre em psicologia clínica pela mesma instituição. / Foto: Arquivo Pessoal

O livro “De peito aberto: a percepção da criança cardiopata sobre seu coração” é uma obra de oito capítulos que discorre desde o funcionamento do coração e suas patologias até o impacto dos traumas sofridos por uma criança. 

É importante que os psicólogos entendam os medos e as fantasias das crianças com cardiopatia congênita, pois o processo hospitalar já é sofrido o suficiente e todo cuidado na hora de conversar e ouvir essas crianças é bem-vindo.

Cristiana Lembo possui experiência em psicologia hospitalar Infantil com ênfase em cuidados de crianças cardiopatas e crianças com câncer.

A pesquisadora ressalta que é preciso ter atenção para quais palavras usar ou quais perguntas fazer para não aumentar a experiência traumática que essas crianças vivem.

O interesse de Cristiana pelo tema não é casual, quando criança a psicóloga também sofreu com uma cardiopatia. Ela nasceu com a doença conhecida vulgarmente como “sopro no coração”, e embora sua cardiopatia não tenha sido tão grave quanto muitos casos dos quais ela já presenciou e ainda que tenha sido curada com o passar do tempo, a pesquisadora destaca que alguns pontos da sua infância enquanto convivia com a doença acarretou alguns traumas.

Cresci com medo de encontrar pessoas vestidas de branco. Imediatamente associava a médicos e a possibilidade de fazer exames invasivos.

Cristiana Lembo é experiente também em psicologia analítica.

Sentimentos, relatos e vivências como esses vividos por Cristiana são fatos que devem ser divulgados para que as crianças com cardiopatia congênita possam receber um tratamento condizente com o que ela está passando e para que os familiares possam receber o auxilio de que precisam para lidar e entender mais profundamente tais situações.

Para compor a sua pesquisa, Cristiana explica que os periódicos nacionais e internacionais, a psicologia analítica e a psicossomática junguiana, com a qual ela trabalha atualmente, a ajudaram muito frente as dificuldades para conseguir materiais de estudos. Além disso, as obras de C. G. Jung, de Steck e Steck e de Spiegel junto aos livros da sua orientadora, Denise Gimenez Ramos, especialista e precursora no campo de estudo da cardiopatia congênita foram fundamentais para esse trabalho.

Cristiana manifesta a pretensão de publicar mais livros voltadas para esse tema, pois a recepção dos leitores à obra tem confirmado a importância de destacar esse tema.  A autora destaca que tem recebido mensagens positivas, em relação ao seu livro, de instituições, profissionais e pais de crianças cardiopatas, o que para ela já é um sucesso. Ela acredita que são os livros didáticos, como o que ela publicou, que permitem o aprofundamento do conhecimento nas diferentes áreas de interesses de estudos.

Para além de consultar periódicos, são os livros didáticos que nos
permitem aprofundar nosso conhecimento e nossas áreas de interesse de estudo. Os livros me permitem um mergulho mais longo e rico, não somente um recorte de um determinado tema.

Cristiana Lembo possui atualmente o próprio consultório, onde atende adultos, na abordagem junguiana.

Para contatar Cristiana e conversar sobre o livro “De peito aberto: a percepção da criança cardiopata sobre seu coração”, vá até a página do Instagram @crisresenhalivros e envie uma mensagem.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308