Blog da Editora Dialética

Especial Dia das Mães: top 10 livros publicados por autores da Editora Dialética para você presentear a sua mãe

O Dia das Mães é uma data de valorização para homenagear e agradecer as mães por todo cuidado e dedicação. É também um momento para que os filhos consigam retribuir parte de todo o amor recebido, pois muitas das vezes na correria do dia a dia não é possível demonstrar com tanto afinco toda a gratidão, admiração, carinho e afeto sentido. Mas não se engane, a sua mãe sempre sabe de tudo isso.

No entanto para frisar isso, demostrar mais diretamente e até homenagear as mães que já não podem mais estar com os seus filhos, surgiu o Dia das Mães, celebrado no Brasil todo segundo domingo do mês de maio.

O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.

ART 1° DO DECRETO Nº 21.366, DE 5 DE MAIO DE 1932

O documento ainda tece três considerações para justificar a lei afirmando “que vários dias do ano já foram oficialmente consagrados à lembrança e à comemoração de fatos e sentimentos profundamente gravados no coração humano”, além de defender “que um dos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana é o de ternura, respeito e veneração, que evoca o amor materno” e que por isso “o Estado não pode ignorar as legítimas imposições da consciência coletiva, e, embora não intervindo na sua expressão, é do seu dever reconhecê-las e prestar o seu apoio moral a toda obra que tenha por fim cultuar e cultivar os sentimentos que lhes imprimem, força afetiva de cultura e de aperfeiçoamento humano”.

Origem do Dia das Mães no Brasil

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre – RS, no dia 12 de maio de 1918. Mas foi só em 1932 que o presidente Getúlio Vargas oficializou o segundo domingo de maio como Dia das Mães no País.

Presente de Dia das Mães

Sua mãe é uma pessoa que ama ler? Então você está no post certo! Aqui na Editora Dialética temos livros para todos os gostos, dos mais diversos gêneros, e para te ajudar a escolher o livro certo para sua mãezona nós separamos 10 sugestões de livros neste especial de Dia das Mães. Confira!

231 pétalas de rosas, 7 cartas de amor e mais alguns poemas: rosas, histórias de amor e poemas

Sinopse: Este livro traz a história de sete envios de flores com poemas que não deram certo, totalizando 231 pétalas de rosas, 7 cartas de amor e mais alguns poemas, ocorrido esse que deu o nome para o presente livro. Além das histórias, este livro traz poemas que fui redigindo para diversas mulheres com o passar dos anos. Que este livro possa ajudar muitas pessoas, incentivando a dar flores e poemas para as pessoas que você ama, principalmente às mulheres, e que você leitor possa repassar essa ideia para frente. 

Um amor além do tempo: será apenas um sonho?

Sinopse: Julieta uma garota que vive entendia da por causa da ausência de seus pais que estavam sempre viajando. Um dia ela estava mexendo em alguns papéis quando ela encontrou um misterioso papel velho amarelado que tinha passado por diversas pessoas que começaram a escrever a séculos e que durante todos esses anos passou por diversas pessoas. Mas Julieta era uma garota orgulhosa que não aceitou escrever seu nome em um local sem destaque, ela escreveu em um local mais destacado e quando ela olhou ao redor tudo tinha mudado,ela no mesmo momento se apavorou não sabia o que tinha acontecido. Em 1930 acabou conhecendo uma prima da família que não entendia o motivo de estar agindo tão diferente e misterioso daquela forma, Mas Julieta acabou conhecendo Héctor um rapaz cavalheiro, os dois acabaram se apaixonando,mas Julieta sempre pensava no seu amanhã que ela poderia sumir voltar ao futuro ou algo assim e ficar sem o seu amor Héctor. O que sera que vai acontecer com esse amor?

O que escrevi enquanto você dormia

Sinopse: Contos são, na minha humilde opinião, uma poderosa forma de explorar nossa criatividade, capazes de alcançar a mais alta nuvem da imaginação e o mais profundo oceano de devaneios. Adaptando aqui a frase do nosso querido Dumbledore, trago neste livro horas de inspirações que as madrugadas me propuseram. Da janela do meu quarto, observo a cidade e percebo a nossa voracidade, muitas vezes dominados por nossos instintos quase selvagens, em vez de pararmos e escutarmos nossos corações. Sobre as rodas do meu carro, vago pelas ruas, torcendo para que nosso tempo não acabe e que aquela tempestade não seja maior do que o nosso amor. De roubos a sapatos, de flores a mares, as histórias destas páginas organizam um turbilhão de pensamentos aqui escritos com muita paixão, e uma pitada de loucura.

Onde está meu Deus?: uma reflexão sobre o Livro de Jó

Sinopse: O livro de Werlen L. Silva, Onde está meu Deus?, é uma reflexão que se aproxima do livro de Jó, a partir do tema do sofrimento, da ética e da fé. O livro de Jó é um dos escritos mais célebres do Antigo Testamento, todavia, desconhecido. Trata-se de uma reflexão atual que aborda temas sensíveis à vida quotidiana, entretanto, não é fácil de ser compreendido, sobretudo se lido superficialmente. É comum ouvir que Jó é paciente, mas essa afirmação se torna insustentável quando o livro é visitado com mais profundidade, por isso é preciso ler Jó com os ouvidos e o coração livres de teorias preconcebidas, para ouvir e sentir o que o texto revela. Ao ler esse livro, o leitor é convidado a escutar a voz de Jó que, tenazmente, enfrenta o sofrimento e se defende das insinuações de seus amigos sem titubear em suas convicções ético-teológicas. Defende sua integridade e fé aguerridamente por saber que jamais agiu por interesse, mas a partir da justiça. Ele, que se intitula como o “pai dos pobres” (29,16), a partir de sua experiência de sofrimento, desvelará os caminhos da ética e da fé abnegativa para quem almeja a paz consigo e com Deus.

Do Evangelho ao Candomblé: a inserção de um antropólogo evangélico nas Religiões de Matrizes Africanas

Sinopse: Este livro reúne os diários de campo que foram elaborados durante uma pesquisa de mestrado em Antropologia. Eles revelam a inserção de um antropólogo evangélico no mundo das Religiões de Matrizes Africanas (RMAs) e os desafios relacionados a um trabalho de campo que envolve mundos religiosos distintos. Os diários mostram o cotidiano dos terreiros, suas festas e sua gente. Também revelam conflitos, angústias e incertezas que atravessaram o pesquisador no seu trabalho de campo e fora dele. O livro pretende apresentar a um público amplo um pouco das pesquisas antropológicas que envolvem a temática da religiosidade, da intolerância e do racismo religioso contra as religiões afro, além de propor um diálogo inter-religioso a fim de superar preconceitos.

Receitas para alérgicos

Sinopse: Receitas Para Alérgicos ? Compartilhando Momentos Especiais foi escrito por Fabiana Teodoro Fernandes, também criadora da página no Instagram @receitasparaalergicos. É um livro destinado aos alérgicos, intolerantes e demais dietas isentas de leite, ovo, glúten, trigo, soja, milho, nuts em geral, fermentos químicos e corantes artificiais. São mais de 40 receitas que incluem bolos, doces, pudins, picolés, geleias, sucos, petiscos e pratos salgados. De fácil preparo e acesso dos ingredientes.

Plantas medicinais e fitoterápicos no climatério e menopausa: o que diz a ciência, o que sabem as mulheres

O Climatério e a Menopausa representam um marco do envelhecimento feminino. Caracterizam-se por alterações hormonais que marcam o fim da fase reprodutiva. Para a OMS, é uma fase biológica natural e não um processo patológico, embora muitas vezes seja tratado como endocrinopatia por causa dos sintomas provocados. Estudos apontam que 70% das mulheres que vivenciam essa fase apresentam algum sintoma climatérico, que muitas vezes pode afetar a qualidade de vida. Essa obra mostra o conhecimento das mulheres de uma cidade do interior do RN sobre tratamentos para sintomas do climatério e menopausa, para tanto, faz uma reflexão sobre a relação dessa fase da vida com o contexto familiar e sociocultural dessas mulheres. Suscita ainda reflexões sobre a execução dos programas e ações voltados à saúde da mulher nas práticas do SUS, bem como o conhecimento prático dos profissionais de saúde sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICs), principalmente fitoterápicos e plantas medicinais.

Patagônia: a sinfonia de Darwin

Sinopse: “PATAGÔNIA” HISTÓRIAS DE DARWIN E MONTANHISTAS Terceiro livro de aventuras de Isabel Leal Caruso – o primeiro descreve uma viagem de bike pelo sul da França e o outro, “Atacama, o deserto em cartas e fotografias”, 220 págs., aborda a inóspita geografia do norte chileno – a autora lança nas próximas semanas o livro “Patagônia, a sinfonia de Darwin”, em cores e 200 páginas. Nesta obra, organizada a partir de uma viagem pelo sul da Argentina, Isabel reúne textos de História – relatos da 1ª volta ao mundo de Fernão de Magalhães em 1519/ 22, a pesquisa hidrográfica do navio inglês “Beagle”, com um notável cientista a bordo, Charles Darwin, e histórias de montanhistas brasileiros que escalaram montanhas verticais de pura rocha no extremo sul, na fronteira Chile/Argentina. O livro ainda publica a aventura de um ciclista que percorreu a América Latina e foi até a Terra do Fogo, no fim do continente. Isabel trabalhou em navios de turismo no Caribe e foi vice-campeã sul-americana de jiu-jitsu, e campeã na Austrália.

Sobre os meus girassóis: semeando gratidão, cultivando memórias, colhendo aprendizados

Sinopse: A maneira como Deus quis participar da construção do meu jardim é uma linda constatação de que Ele não desiste de cultivar, por mais que os terrenos pareçam ser improdutíveis ou por algumas plantas resistirem a florescer. Portanto, divulgar as metodologias de Deus na construção dos meus canteiros, denominados: família; amigos; comunidades; igreja; Renovação Carismática Católica; trabalhos profissionais e o projeto Solidarizando traduzem as metáforas dos girassóis, através de testemunhos, fotografias, músicas, mensagens, verdades, orações.

Cada capítulo é uma revelação do amor de Deus que se compadece, que se permite ser amado e encontrado nas experiências de vitórias, dores, perdas, alegrias. Um Deus que não se limita à função de ser jardineiro de gente, mas que nos surpreende por ser incrivelmente infalível na sua capacidade de nos amar e nos fazer florescer aonde ELE nos conduz. 

Gorjeios da liberdade: uma antologia em versos e imagens

Sinopse: Os pássaros surgem como uma dádiva do Criador do Universo. São verdadeiros encantamentos coloridos em suas múltiplas plumagens, com sonidos maviosos que reverberam uma orquestração divina. Trata-se de menestréis da natureza que anunciam, com beleza e harmonia, a aurora e o crepúsculo para a celebração de cada dia. Essa condição natural de guardiões dos céus e das florestas se revelou em inspiração para a criação desse singelo opúsculo de codinome “Gorjeios da Liberdade – uma antologia em versos e imagens”. Palavras impressas que se materializaram em rimas e coplas de eufonia e cadência, para exaltar a pulcritude e especiosidade do passaredo. Gorjeios da Liberdade é um hino de esperança e de saudação à natureza, sustentado nas asas destes pássaros trovadores do arrebatamento.

Na loja da Editora Dialética, a sua mãe tem diversas opções de leitura e você muitas opções de presentes em diferentes gêneros e formatos. A Dialética oferece seus livros também em formato e-book e áudio-book, acesse o site da Editora Dialética e saiba mais sobre os nossos canais de vendas. E para conhecer todo o nosso acervo vá até a nossa loja.

Desejamos um Feliz Dia das Mães para todas as mães do Brasil!

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308