Blog da Editora Dialética

Glauco Guimarães Ferreira lança livro “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado”, que analisa a qualidade de vida, os aspectos socioemocionais de estudantes universitários e a contribuição da psicologia educacional para tais fatos

Lançado pela Editora Dialética, o livro “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado: o fruto de uma boa aprendizagem está diretamente vinculado à qualidade de vida do indivíduo”, de Glauco Guimarães Ferreira, foi desenvolvido com o objetivo de analisar a qualidade de vida, os aspectos socioemocionais de estudantes universitários e a contribuição da psicologia educacional para tais fatos.

O autor discorreu acerca do papel socioemocional, sua ligação com a qualidade de vida dos estudantes e os conceitos relacionados à aspectos como compaixão, autocontrole, justiça, senso de reciprocidade e outros prismas capazes de influenciar no processo de aprendizagem.

“Me interessa o tema da capacidade que  as pessoas têm de aprender, eu acredito muito que todas elas são inteligentes e são capazes de absolver o processo de aprendizagem de maneira positiva  e construtiva”, fomentou o autor.  

Ele explicou que a grande questão do seu livro é buscar entender e encontrar uma resposta para o seguinte questionamento: “Por que um aluno consegue aprender mais do que outro se todos têm inteligência suficiente para aprender?”.

Eu comecei a perceber que a qualidade de vida no sentido amplo da palavra, está vinculada desde questões socioeconômicas em que a pessoa se alimenta, vive num bom lar, à questões emocionais em que ela tem um suporte de família ou de uma escola, professor ou líder

Glauco Guimarães Ferreira/Foto: Arquivo Pessoal.

O pesquisador enfatizou ainda que na maior parte das vezes existe uma pessoa que influencia um outro cidadão a formar uma segurança e até mesmo o seu caráter. 

“O sentido amplo da qualidade de vida interfere na capacidade de aprendizagem de uma pessoa. Então eu acredito que todos podem quando realmente querem”, explicou o autor. 

Em uma estrutura de 132 páginas, o autor aborda com extrema clareza e profundidade o conceito de qualidade de vida ao abrir um leque de possibilidades e mostrar que o tema é de fato muito amplo, que navega por questões familiares, socioeconômicas e religiosas, por exemplo. 

A partir dessa amplitude do que consiste a qualidade de vida, Glauco Guimarães Ferreira se firmou em elementos como a importância do equilíbrio entre os elementos já citados, que são base para a qualidade de vida, para posteriormente associar tal realidade ao processo de aprendizagem, de modo a não fugir do propósito da pesquisa. 

“Quando eu falo em processo de aprendizagem, eu trago muitos estudos de Vigotski, um estudioso muito importante da parte de psicologia que me encanta bastante. Ela traz muito o quanto o meio ambiente interfere no processo de aprendizagem”, disse o escritor. 

Ele explicou ainda que pelo fato de toda essa questão ser de grande interesse da sua parte, ele procurou validar a sua crença por meio de estudiosos renomados da psicologia que abordam o que ele propõe na obra “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado: o fruto de uma boa aprendizagem está diretamente vinculado à qualidade de vida do indivíduo”. 

O livro é a primeira publicação de Glauco Guimarães Ferreira e ele afirma que a forma como todo o processo correu foi algo que despertou nele um misto de sensações boas e aprendizados. 

“Para mim foi uma experiência gostosa, divertida, interessante, porque eu aprendi de uma forma bastante estruturada, inclusive, pela Dialética. Eu não tinha ideia de como vocês eram extremamente estruturados, com etapas claramente definidas, pessoas envolvidas em cada etapa e profissionais sempre bem estruturados e preparados para fazer o que estão fazendo. Eu fui conduzido pela Dialética a  cumprir cada etapa até a publicação do livro, então foi uma experiência bastante positiva e muito bem conduzida. A gente é parte de um plano de marketing estruturado pela própria Dialética também”, comentou o autor. 

Veja também a Live sobre o livro “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado no nosso canal do Youtube

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308