Blog da Editora Dialética

Historiador lança livro sobre Steve Biko, líder negro anti-apartheid na África do Sul

Por Ana Claudia Guimarães

25/09/2022 03h37  Atualizado há um mês

Historiador José Nilton  lança livro sobre Steve Biko, líder negro anti-apartheid da África do Sul
Historiador José Nilton lança livro sobre Steve Biko, líder negro anti-apartheid da África do Sul – Foto: Reprodução

O professor e historiador José Nilton acaba de lançar, pela editora Dialética, o livro “Steve Biko e o movimento consciência negra: trajetória e atuação de um jovem líder negro na África do Sul”, sobre Steve Bantu Biko. Para quem não sabe, ensina Nilton, Biko foi um ativista anti-apartheid da África do Sul, que difundiu suas reflexões formando o movimento. Ele mobilizou milhares de estudantes a partir da ideia de que ser negro não significava ser menos que os brancos.

“O Partido Nacional, para sustentar o apartheid, pregava que os brancos eram superiores. Essa luta de Biko custou a vida dele, morto pelo sistema em 1977. Ele virou herói para negros e militantes contrários a esse sistema. Ao publicar o livro, desejo que muitas pessoas possam refletir o quanto o racismo nos fere, nos mata, nos divide e impossibilita a vivência da demoracia”, frisa José Nilton.

Matéria escrita por:

https://oglobo.globo.com/rio/bairros/ana-claudia-guimaraes/post/2022/09/historiador-lanca-livro-sobre-steve-biko-lider-negro-anti-apartheid-na-africa-do-sul.ghtml

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308