Blog da Editora Dialética

Intelectual português, Alexandre Herculano, tem ideais eternizados pela pesquisadora Jacira Alves

Jacira Alves Milan, pesquisadora e mestra em Literatura Portuguesa pela UERJ apresenta o livro "Alexandre Herculano: o velho lobo intelectual de Portugal" fundamentado pela relevante dissertação de mestrado defendida pela autora e com significativas contribuições acadêmicas.

“Para conhecimento não tem idade, mas no meu caso em especial tudo veio a acontecer meio que de forma tardia. Devido as condições de vida humilde, tudo veio com muito sacrifício”, conta a pesquisadora Jacira Alves Milan, uma mulher batalhadora e cheia de perseverança no aprendizado e na educação.

Jacira tem 63 anos, e a menos de 20 anos concluiu a primeira graduação em letras com habilitação em Português e Inglês e se pós-graduou em Estudos de Linguagem pela instituição Univercidade. Além disso, a pesquisadora é atualmente mestre em Literatura Portuguesa, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e está finalizando um doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada também pela UERJ.

Depois de toda a Trajetória como discente, Jacira começou uma ampla carreira como professora na sua área de formação universitária. A acadêmica passou por diversas instituições públicas do Rio de Janeiro, a exemplo da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro – SEEDUC/RJ, onde lecionou a disciplina de letramento e Inglês, foi professora no município de Rio Bonito, localizado no interior do Rio de Janeiro e coordenou o Centro de Idiomas da Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC do município Mangueira. Além disso, a pesquisadora lecionou Inglês para Turismo e Hotelaria no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec e foi a pela turma de Inglês para o Preparatório Militar e ENEM na Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais – Fundec.

Contudo, foi a dissertação de mestrado desenvolvida por Jacira que deu origem ao primeiro livro da carreira dela, intitulado de “Alexandre Herculano – o velho lobo intelectual de Portugal”. O potencial de disseminação de conhecimento e informações da pesquisa de Jacira é algo tão palpável que chamou a atenção da a Editora Dialética, o que gerou o convite para a acadêmica transformar a sua dissertação em livro acadêmico. Referência no setor editorial com a publicação de livros e artigos acadêmicos e com mais de 3.000 livros publicados, a Dialética, por meio de um conselho editorial que conta com mais de 100 membros nacionais e internacionais, escolhe e analisa de forma precisa os autores e as obras que vão publicar. Isso ajuda a manter a excelência do catálogo de autores e dos livros disponibilizados aos leitores, a fim de oferecer conteúdo que contribuem para promover e aperfeiçoar o conhecimento do público leitor.

Tudo aquilo que te leva a um conhecimento você tem que tentar ver e viajar na leitura para ver se realmente vale a pena”

Jacira Alves Milan é uma pesquisadora graduada em letras, pós-graduada em Estudos de Linguagem, mestre em Literatura Portuguesa e doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. / Foto: Arquivo Pessoal

O livro de Jacira tem como intuito proporcionar ao leitor uma viagem fascinante na história de Portugal, focando nas contribuições de Alexandre Herculano para promover mudanças no país. Herculano foi um escritor, historiador, jornalista e poeta da era do romantismo português, natural de Lisboa, capital de Portugal. Ele é considerado um grande intelectual da nação portuguesa que denunciava as manobras políticas comandadas pelo clero e pelo império português. Segundo a autora, é esse senso de justiça voltado para resolver principalmente os problemas das minorias que deixou ela encantada pela pessoa e pela escrita de Alexandre Herculano.

Ele era um homem do povo, uma pessoa humilde, que teve a oportunidade de entrar para estudar a história de Portugal a fundo. Era o engajamento que ele tinha com o país e a preocupação que ele tinha de resolver as coisas que realmente faziam a diferença para a população”.

Jacira Alves Milan é uma pesquisadora graduada em letras, pós-graduada em Estudos de Linguagem, mestre em Literatura Portuguesa e doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Iniciando a obra com a definição do que é ser intelectual, Jacira se utiliza dos argumentos de grandes filósofos como Jean-Paul Sartre e Antônio Gramsci para fundamentar o primeiro capítulo do livro. Na obra separada em 5 partes, entre elas a conclusão da pesquisa, a acadêmica esmiúça temas abordados e defendidos por Alexandre Herculano a cada episódio, que vão desde a política até o liberalismo.

O convite da Editora Dialética, no sentido de publicar a minha escrita, para mim já foi uma coisa surpreendente, porque eu não esperava escrever algo que pudesse ter um enfoque de uma editora de renome com é a Dialética”

Jacira Alves Milan é uma pesquisadora graduada em letras, pós-graduada em Estudos de Linguagem, mestre em Literatura Portuguesa e doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Jacira contou com a colaboração principal dos estudos de dois grandes símbolos da literatura portuguesa atual para embasar essa obra, são eles Antônio José Saraiva, historiador de literatura, e Oscar Lopes, docente e investigador na área de literatura e linguística. Embora tenham se caracterizado como personagens fortes da literatura, ambos intelectuais elegeram e consideraram Alexandre Herculano o melhor representante de Portugal enquanto romancista e poeta. Isto chamou a atenção de Jacira e fez ela refletir sobre o fato de Antônio José Saraiva e Oscar Lopes terem sido consagrados como pensadores renomados em Portugal e ainda assim verem em Herculano alguém que julgavam ser melhor do que eles.

Para a escritora, isso determina o quanto Alexandre Herculano foi extraordinário e é isso que o livro Alexandre Herculano – o velho lobo intelectual de Portugal” pretende passar por meio de um olhar diferente de alguém que estudou intensamente sobre o intelectual e o seu país. Desse modo, esta obra é um estudo destinado a todos que buscam ganhar e agregar conhecimento e que querem saber mais sobre a história de Portugal.

A pesquisadora atribui o livro a todos os profissionais e estudiosos da área literária, mas ressalta que isto não invalida a leitura daqueles que não conhecem o tema. Para a pesquisadora os livros, principalmente livros acadêmicos, são muito interessantes, porque não é necessário estar ligado a uma determinada área para adquirir conhecimento.

Jacira conta que assim como a busca incessante pelo saber vem abrindo portas para ela, a publicação do seu livro acadêmico está proporcionando oportunidades que ela jamais imaginou. Segundo a acadêmica, a partir da publicação desta obra, os convites para outras publicações começaram a surgir. 

Eu estou vivendo um dos melhores momentos da minha vida em nível acadêmico, eu acho que estou recebendo o Oscar a nível de academia, a nível de escrita. Então está sendo um momento muito feliz na minha vida que eu estou abraçando com todas as forças”.

Jacira Alves Milan é uma pesquisadora graduada em letras, pós-graduada em Estudos de Linguagem, mestre em Literatura Portuguesa e doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada.

Somado a isso, a pesquisadora conta que está encantada por toda a sua obra, pois o trabalho final realizado no livro deixou ela muito feliz. Para a acadêmica, o trabalho de capa, de formatação e diagramação foi “um trabalho de profissional, uma coisa de capricho, de gosto”.

Em conformidade a isso, a Editora Dialética busca oferecer para os seus autores qualidade e excelência em relação a tudo. Por essa razão, a editora trabalha com capistas e diagramadores especializados, com foco em passar a essência da obra por meio das capas. 

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Romance, ficção, política e outros temas estão presentes no livro “Sem Trégua: um legado de ensinamentos de como sobreviver à pobreza e à vida profissional no meio político”, da escritora Aracilba Alves da Rocha. Livro publicado pela Editora Dialética será lançado em 8 de julho em João Pessoa

Aracilba Alves da Rocha é uma profissional que vive atualmente em João Pessoa, na Paraíba e possui 40 anos de experiência em administração de empresas públicas. A escritora é Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas. Além disso, possui vasta experiência em Gerenciamento Executivo, que abrange empresas do Setor Elétrico, Telefonia, Saneamento e Transporte, Finanças Públicas, Administração e Planejamento.

Leia mais »

Escritor, Fernando Couto de Magalhães, publica a obra “Instituto Hawkins e as anomalias do tempo”, ficção científica que conta a história de um paleoantropólogo brasileiro que viaja por diversas partes do mundo em prol de descobertas pré-históricas 

Fernando Couto de Magalhães possui formação em Comunicação Social, é Pós-Graduado em Ciências Humanas – História, Filosofia e Sociologia e possui cursos de extensão em universidades como Harvard e Universidade de Columbia nos campos da História da Globalização, Arqueologia e Museologia. Para o escritor, ser lançado no Brasil como autor de ficção científica é uma realização “incrível”.

Leia mais »

Educadora e Pesquisadora Regina Célia Fernandes da Costa Perpétuo lança livro ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, obra que, dentre muitos aspectos, busca chamar a atenção da sociedade para esta realidade.

Regina Célia Perpétuo é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, Graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308