Blog da Editora Dialética

José Guilherme dos Santos Gomes lança livro “Metodologia Design Science aplicada à produção de protótipo de jogo digital educativo” para, dentre outras coisas, gerar conexões entre diferentes áreas do conhecimento humano

A Editora Dialética lançou o livroMetodologia Design Science aplicada à produção de protótipo de jogo digital educativo: com foco em design de nível com apoio da linguagem visual Blueprint, do autor José Guilherme dos Santos Gomes, que a explora a temática a fim de propor novos horizontes no campo da pesquisa acadêmica. Podendo assim gerar meios pelos quais as pessoas, profissionais, entre outros, possam desfrutar de maiores adjuntos em seus âmbitos de trabalho.

Esta obra é uma composição que busca colocar em evidências a discussão sobre três temáticas relevantes para o desenvolvimento do Design Science, que são o Design, Design de Níveis e Linguagem de Programação Visual Blueprint, discutidos amplamente nesta obra. 

Para ajudar a compor a sua pesquisa e passá-la para os leitores de maneira mais didática, o autor desenvolveu um protótipo de jogo educativo chamado Platão Dream World utilizando a linguagem de Programação Visual Blueprint. 

“O protótipo de jogo educativo Platāo Dream World consiste-se em uma ideia de tentar trabalhar os tópicos da minha pesquisa, sendo esses o design, design de nível, programação visual blueprint e maneira ordenada e visualmente semelhante a um demo de um jogo, ou seja, apresentando os conceitos básicos presentes no jogo”, ressaltou o pesquisador. 

No entanto, ele explica que, atualmente,  o jogo não está sendo utilizado justamente pelo fato de se tratar de um protótipo, mas não esconde a esperança de que sua criação venha a ser um jogo veiculado para todos. 

É um protótipo do qual pode vir a resultar em um jogo final, muitos grandes jogos nascem de protótipos como esse.

José Guilherme dos Santos Gomes/Foto: Arquivos Pessoais

A obra é uma composição de 188 páginas, escrita de forma didática, integradora e clara, que conta com bastante informação. Ela está dividida em cinco capítulos, onde o primeiro é a introdução, que insere o leitor ao assunto e também a obra explicando brevemente sobre cada palavra-chave e informações convenientes ao assunto.

O segundo, apresenta a metodologia utilizada na pesquisa. Inclusive descreve as mudanças ocorridas nessa metodologia.ao longo das décadas

O terceiro,  apresenta o estado da arte e o referencial teórico, a literatura que trata da História dos videogames, surgimento e gerações dos consoles, produção de jogos digitais, desenvolvimento de jogos digitais, Design de Nível, Metodologia Design Science, Linguagem Visual Blueprint, Teoria do Flow, O futuro dos games, realidade virtual, Gamming streaming e o futuro através dos SSD.

O quarto capítulo traz o processo de produção do protótipo do jogo digital Platão Dream World, fundamentando a questão problematizadora desta pesquisa: como produzir um bom level design com apoio à Linguagem Visual Blueprint baseando-se na metodologia Design Science? 

Alicerçando com as discussões da pesquisa para estabelecer a contextualização do protótipo com relação ao tema da pesquisa, ocorre a descrição das informações experimentais com registros, fotos que serviram para a construção do protótipo com o objetivo de repassar os conhecimentos adquiridos aos interessados pelo tema, objeto ou produto dessa pesquisa.

E por fim, no quinto capítulo, nas considerações finais e projetos futuros, há a retomada de aspectos relevantes dos capítulos anteriores sobre todo o processo do curso do mestrado. O livro é uma publicação para adolescentes, desenvolvedores de jogos digitais profissionais, estudantes, pessoas leigas, programadores e designers. Logo, além de trazer uma visão técnica sobre o tema, José Guilherme gostaria de deixar seus leitores com a ideia valiosa de que “O aprendizado que fica é que tudo é possível desde que demos o nosso melhor desde o começo do processo”.

Veja também a Live sobre o livro Metodologia Design Science aplicada à produção de protótipo de jogo digital educativo no Canal do Youtube da Editora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro. 

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308