Blog da Editora Dialética

Livro “A pauta da ilusão”, da escritora Julia Levy, conta com análise de mais de 100 letras da MPB

A música é um elemento que geralmente acompanha cada indivíduo por toda a vida, muitas das vezes desde o nascer. Este é o caso de Julia Levy, autora do livroA Pauta da Ilusão: um estudo antropológico da Música Popular Brasileira”. De forma direta e indireta a música sempre fez parte da vida da pesquisadora. Aos 5 anos Julia começou a estudar piano com Magdalena Tagliaferro, considerada uma das maiores pianistas brasileiras do século XX. Anos depois, Julia cursou Ballet com o professor Vaslav Welchek e canto com René Talbá.

No entanto, quando adulta, Julia optou por um caminho diferente, aos 20 anos mudou-se para a Itália e por dois anos se dedicou a alguns cursos voltados para a literatura italiana, estudando as obras de grandes nomes como Giacomo Leopardi e Dante Alighieri. Porém, de volta ao Brasil, a acadêmica iniciou os estudos de sociologia e psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, em seguida iniciou o mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, um centro de excelência em ensino e pesquisa no Brasil e na América Latina que está entre as melhores universidades do mundo. O que resultou na dissertação transformada em livro por meio da Editora Dialética e levou novamente o estudo da música para o cotidiano da autora de forma mais analítica.  

Eu comecei a estudar antropologia para mudar o mundo!

Julia Levy é formada em psicologia pela PUC e mestre em antropologia pela UFRJ, além de apaixonada por música e pela literatura italiana.

Inspirada e influenciada pelo Prof. Roberto DaMatta, que veio a ser o seu orientador nesse trabalho, Julia estudou profundamente os textos poéticos das canções conhecidas como MPB a fim de analisar a hipótese de que a música popular expressa, em um nível simbólico, a integração dos vários grupos sociais ao conjunto da sociedade. A pesquisa foi realizada entre 1975 e 1976, um período em que, de forma enfática, muitas questões eram expressadas e denunciadas por meio de canções. Apaixonada por música em toda a sua essência e gênero, Julia declara que a parte mais fácil de realizar esse trabalho de pesquisa foi se envolver nas letras das mais de 100 canções estudadas.

Na pesquisa não analisei a melodia das músicas. Isso tudo infelizmente ficou fora da análise. Mas os textos existem e, muitas vezes as melodias dominam o todo, o enlevo é tão intenso que inúmeras pessoas não percebem a beleza do texto poético. Isso me levou a pensar: o que estaria sendo dito?

Julia Levy é formada em psicologia pela PUC e mestre em antropologia pela UFRJ, além de apaixonada por música e pela literatura italiana. / Foto: Arquivo Pessoal

O livro a “A Pauta da Ilusão: um estudo antropológico da Música Popular Brasileira” analisa as letras de grandes nomes da música popular, sem se prender a uma época específica, artistas como Dolores Duran, com a canção “ A noite do meu bem”, Assis Valente, compositor de “Camisa listada”, Getúlio Cortês, com a música “Atitudes”, Noel Rosa, interprete de “ Com que roupa” e Luiz Gonzaga, com “Asa branca” são contemplados na análise.

Julia estudou as letras das músicas, as quais ela prefere chamar de “textos poéticos”, se atentando para o fato de que os sentidos e expressões podem variar e serem mais explícitos a depender da época em que a música foi lançada.

Antigamente versavam muito sobre amor, solidão, mas depois de 1964 e mais ainda 1968 [durante o regime militar], em temas mais políticos de contestação. Hoje em dia decorridos mais de 40 anos novas abordagens surgem falando sobre injustiça social, desigualdade etc. Outros tempos outros temas

Julia Levy é formada em psicologia pela PUC e mestre em antropologia pela UFRJ, além de apaixonada por música e pela literatura italiana.

Quando percebeu que a música era não somente mais uma canção lançada para obter sucesso, mas principalmente uma maneira de diálogo entre muitos artistas e seu público, a vontade de Julia em se aprofundar em tais aspectos cresceu ainda mais, por isso a escolha especifica por analisar a Música Popular Brasileira, que abrange desde o samba até a tropicália.

Nesse sentido, a vontade de transformar o estudo em livro foi uma possibilidade pensada pela autora no início, mas a decisão definitiva só veio após mais de 40 anos da análise finalizada. Julia menciona que embora tenha recebido muitas propostas de publicação na época, a dificuldade em conseguir os direitos autorais das canções estudadas acabou por desanimá-la.

Com a exigência de direitos autorais, a tentativa de colher aprovação formal de cada um dos autores nas devidas agências arrecadadoras foi meio frustrante. Das 110 músicas obtive com muito esforço apenas umas 40 autorizações

Julia Levy é formada em psicologia pela PUC e mestre em antropologia pela UFRJ, além de apaixonada por música e pela literatura italiana.

Dado isso, a pesquisa de Julia ficou guardada durante todo esse tempo até o dia em que seu marido lhe surpreendeu com a ideia de publicar o estudo como livro. A pesquisadora detalha que tudo aconteceu de maneira rápida, seu marido, Luiz Levy, sugeriu a ideia de publicação da análise, pesquisou por editoras que se encaixassem em sua busca, o que encontrou na Dialética, reuniu o que precisava e realizou o envio do texto. Poucos dias depois a pesquisa foi aprovada pela editora e seu livro começava a tomar forma.

A Editora Dialética é a maior editora acadêmica do Brasil e, além de ter um time de consultores editoriais especializados para sanar todas as dúvidas dos autores, conta com um Conselho Editorial de referência nacional e internacional responsável por analisar as obras enviadas para a empresa. Somado a isso, a Dialética busca o melhor para os seus autores e suas obras, portanto, os livros desses escritores são finalizados em até 60 dias após o envio final do texto e benefícios como rapidez na entrega, direitos autorais justos e preços mais baixos para a publicação são algumas das preocupações da editora.

Em conformidade a esse fato, Julia afirma que sua parceria com a Editora Dialética foi ótima.

A Editora Dialética foi excelente em todos os momentos, desde quando enviei o texto até agora só tenho tido um prazer enorme e me sinto extremamente prestigiada.

Julia Levy é formada em psicologia pela PUC e mestre em antropologia pela UFRJ, além de apaixonada por música e pela literatura italiana.

Com a realização do desejo antigo de publicar seu estudo como livro acadêmico, a pesquisadora afirma que depois de tanto tempo, ainda que a música jamais tenha saído da sua vida, se dedicar a continuação dessa análise não é uma realidade, pois as outras atividades que exerceu ao longo dos anos a levaram para outras áreas de conhecimento, o que diversificou seus interesses. A autora se encontrou no meio docente e afirma que embora não tenha conseguido mudar o mundo, transformar pessoas a deixa realizada. Julia relata que certa vez, no final de uma aula, uma aluna lhe disse: “Profa. “Você disse que fez sociologia e antropologia para mudar o mundo, não o conseguiu, mas a mim você mudou”. Segundo a pesquisadora, isso provocou nela uma felicidade incontestável.

Partindo desta realidade, a autora deseja aos seus leitores uma leitura prazerosa de suas análises e reforça a importância de não se deixar levar pela ilusão de que as coisas vão mudar facilmente apenas com a escrita de uma canção, pois a música pode libertar a culpa social, mas não mudar o cerne dessa culpa, daí “A Pauta da Ilusão”.  

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308