Blog da Editora Dialética

Livro “Do proletariado ao cibertariado: a concepção de um Estado Democrático de Direito de dimensão dromológica para o enfrentamento do desemprego tecnológico no Brasil”, do mestre e doutorando Fabiano Fernando, analisa o impacto das inovações tecnológicas na empregabilidade

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR).

Graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), situada em Cáceres/MT, cidade do pantanal mato-grossense, Fabiano Fernando da Silva teve uma formação voltada à preparação para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB e concursos públicos, formação esta afastada da pesquisa. Ele foi aprovado no Exame da OAB em 2007, assim que formou e, em 2009, após ser aprovado em alguns concursos públicos, optou pelo cargo de analista judiciário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, onde tomou posse no município de Cuiabá, mas atua desde então como assessor técnico jurídico.

Detentor de três títulos de especialização, Fabiano conta que se despertou para a pesquisa durante essa trajetória de pós-graduação, por isso decidiu continuar os estudos acadêmicos ingressando em um Programa de Mestrado em Direito, o que foi possível após ser aprovado no certame realizado por meio de um convênio entre a Universidade de Marília, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Escola da Magistratura Mato-grossense. 

O mestrado foi um divisor de águas na minha trajetória pessoal e profissional, pois, nesse período, fiz uma profunda imersão no campo acadêmico.

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR).

A dissertação de mestrado, transformada no livro “Do proletariado ao cibertariado: a concepção de um Estado Democrático de Direito de dimensão dromológica para o enfrentamento do desemprego tecnológico no Brasil”, analisa o impacto das inovações tecnológicas na empregabilidade e investiga os desafios do poder público brasileiro decorrentes desse processo, que envolve as nuances entre livre iniciativa e valores sociais do trabalho e fundamentos do Estado Democrático de Direito.

O acadêmico destaca que possui muita afinidade e predileção por pesquisas de cunho social. Enquanto jurista, Fabiano diz que pensa bastante na forma como a pesquisa pode reverberar socialmente, como pode reverter em benefícios práticos ao refletir sobre problemas sociais.

“É interessante observar como a sociedade é estruturada a partir do trabalho. O trabalhador brasileiro, mesmo empregado, não consegue garantir, com seu salário, todos esses direitos sociais elencados na Constituição Federal”.

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR).

A partir de tais anseios, o pesquisador buscou entender e encontrar respostas para questionamentos que surgiram a partir da observação dessa realidade trabalhista e dos seguintes questionamentos: “Em quais condições sociais vivem os milhões de desempregados brasileiros? Qual a consequência da disrupção no modo de produção, provocada pela revolução tecnológica, para o mercado de trabalho? É preciso se preocupar com o chamado “desemprego tecnológico?”. Todas essas inquietações do autor são discutidas no livro “Do proletariado ao cibertariado: a concepção de um Estado Democrático de Direito de dimensão dromológica para o enfrentamento do desemprego tecnológico no Brasil”.

Para fundamentar sua análise, o autor se baseou em diferentes bibliografias de autores extremamente relevantes, como Jeremy Rifkin, Ricardo Antunes, István Mészáros, Klaus Schwab, Paul Virilio, Guy Standing, Joseph Alois Schumpeter e Amartya Sen, dentre muitos outros. Além disso, a pesquisa se valeu de estudos desenvolvidos por laboratórios especializados sobre automação e empregabilidade.

Por isso, o livro de Fabiano se caracteriza por ser um conteúdo interdisciplinar, de maneira que se destina, não somente a estudiosos de direito, sociologia e tecnologia, mas a todos os interessados na temática. 

A obra, nos termos do prefácio elaborado pela Dra. Dinaura Godinho Pimentel Gomes, “envolve um abrangente estudo da ciência do direito, nas esferas econômica, política, social e, mais especificamente, no mundo do trabalho, sob o influxo das inovações tecnológicas desencadeadas pela Quarta Revolução Industrial”.

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR). Foi aprovado na OAB em 2007. É analista judiciário/assessor técnico jurídico do Tribunal de Justiça de Mato Grosso/ Foto: Arquivo Pessoal.

Para o autor, o livro é uma das formas de sistematizar a pesquisa: “em termos acadêmicos, o livro tem um grande valor para a carreira do pesquisador, contribuindo para sua credibilidade e para seu currículo”. Considerando esse fato, Fabiano destaca que ver seu livro publicado e disponível nos maiores marketplaces causa uma sensação muito boa, que o faz refletir sobre o que a obra representa. Segundo ele, a pesquisa materializada no livro representa muitas renúncias, noites em claro, dedicação, trabalho conjunto e apoio de amigos, professores e familiares. Por essa razão, o pesquisador destaca que as suas expectativas em relação ao seu livro são as melhores e ressalta que a sua publicação é um importante degrau alcançado por meio da recente paixão descoberta pela pesquisa. 

A publicação deste livro é apenas o começo de algo que quero levar para a minha vida pessoal e profissional.

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR).

A transformação da pesquisa acadêmica em livro não foi sempre a intenção de Fabiano. A sugestão partiu do seu orientador de mestrado, o Dr. Lourival José de Oliveira, que apresenta a obra, e dos demais membros da banca avaliadora da defesa de dissertação de Fabiano, que incluem a Dra. Dinaura Godinho Pimentel Gomes e a Dra. Marisa Rossignoli. Os membros da banca de dissertação de Fabiano entenderam que o estudo tinha relevância jurídica e científica, razão por que deveria ser publicado. 

A indicação foi reforçada pela Editora Dialética, que busca sempre levar para a sociedade publicações de autores importantes, capazes de contribuir com estudos relevantes para o desenvolvimento e implementação de melhorias no âmbito social, científico e tecnológico. 

Nesse sentido, Fabiano afirma que espera, com a publicação dessa obra, reacender o debate antigo sobre a extinção de postos de trabalho pelo implemento de novas tecnologias e propor a análise desse recorte temático a partir de um marco teórico inédito no Direito, que é a Dromologia, teoria que estuda os impactos sociais e culturais provocados pela velocidade inerente aos avanços tecnológicos, que se configura como uma forma de poder.

“A minha expectativa é chamar a atenção da comunidade acadêmica e científica para a necessária reflexão sobre o trabalho, no contexto das inovações tecnológicas, como valor social fundamental”.

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR).

A publicação de um novo livro que aprofunde mais alguns pontos destacados na obra “Do proletariado ao cibertariado: a concepção de um Estado Democrático de Direito de dimensão dromológica para o enfrentamento do desemprego tecnológico no Brasil”, segundo Fabiano, pode ser uma realidade. O acadêmico conta, sem querer fornecer spoilers sobre o livro, que dentre os desafios do poder público no enfrentamento do desemprego tecnológico apresentados no livro, três deles possibilitam o desenvolvimento de uma tese de doutorado que pode vir a ser também convertida em livro no futuro.

Sobre trabalhar e publicar com a Editora Dialética, o doutorando relata que essa não é a primeira vez que teve seu nome veiculado em um livro lançado pela editora. Durante o mestrado, ele relata que sua turma publicou uma obra coletiva pela Dialética, da qual participou escrevendo um capítulo em coautoria com seu orientador.

A experiência, segundo ele, foi excelente, tanto que após finalizar o mestrado, outros colegas de turma publicaram seus livros pelo selo Dialética.

Quando a banca de mestrado fez a sugestão para a publicação da minha obra, não tive dúvidas, optei pela editora. Minha experiência foi excelente.

Fabiano Fernando da Silva é graduado em Direito pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade de Marília/SP (UNIMAR).

A Editora Dialética possui uma equipe muito bem treinada e atenciosa que proporciona ao autor participar de todas as fases do livro, desde a capa até o processo de diagramação.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Elaine Ferreira dos Santos, autora do livro “O discurso de um grupo musical: rap” lança obra para professores e todos os interessados em conhecer o gênero Rap 

Doutora em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso – Literatura Africana, PUC-SP, Mestre em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso nas Letras de Rap, PUC-SP, dentre outras formações, Elaine Ferreira dos Santos atua como professora desde 1990 no ensino fundamental e médio e em 2003, iniciou no Ensino Superior prestando serviços em diversas Universidades.

Leia mais »

Livro infantojuvenil “Mininho: Dores de um Cotovelo” aborda abandono e depressão

O lançamento, fruto de Especialização em Escrita Criativa das universidades UNICAP (PE) e PUCRS (RS), leva a autoria do Mestre em Indústrias Criativas Rodrigo Paiva e recebeu orientação do diretor pernambucano Adriano Portela (Recife Assombrado, 2019). A obra ilustrada, publicada pela editora Dialética, conta com inspirações vindas da infância do autor e antecede outro livro que está por vir.

Leia mais »

Priscilla Queiroga, autora do livro A construção do dolo no direito tributário, lança obra para auxiliar advogados tributaristas e demais profissionais a identificarem os caminhos a percorrer quando se trata de comprovação de dolo

Mestre e Especialista em Direito Tributário, Priscilla Queiroga é Graduada em Direito, Professora Seminarista e Advogada, tendo atuado como Escrivã de Polícia Civil e Assessora Jurídica no Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308