Blog da Editora Dialética

Livro “Novíssima Dependência” do autor  Lucas Crivelenti e Castro, publicado pela Editora Dialética, é finalista do 64º Prêmio Jabuti que acontece em 2022

Publicado pela Editora Dialética, o livro “Novíssima Dependência” do autor Lucas Crivelenti e Castro foi classificado como um dos 10 finalistas da categoria Ciências Sociais da 64º edição do Prêmio Jabuti, que acontece neste ano de 2022. O resultado do vencedor do Livro do Ano será divulgado no dia 24 de novembro e a premiação é de R$100 mil. 

A lista com as obras finalistas foi divulgada pela Câmara Brasileira de Letras – CBL no último dia 25. O Prêmio Jabuti é a principal premiação de literatura do Brasil que traz ainda mais relevância para a obra de um autor. 

“Ser reconhecido por um prêmio desse nível é gratificante demais. O prêmio é o reconhecimento do trabalho, do que a gente vive enquanto sociedade e isso precisa ser debatido e ampliado. É uma alegria muito grande para mim”, expressa Lucas Castro.  

O pesquisador conta ainda que ganhar o selo de Livro do Ano do Prêmio Jabuti será uma alegria a mais, mas estar entre os 10 finalistas da premiação já é satisfatório.  

Nesta edição do Prêmio Jabuti, as 20 categorias foram divididas nos eixos Literatura, Não-ficção, Produção Editorial e Inovação. 

A Editora Dialética é a maior editora acadêmica do Brasil e conta com mais de 3.000 livros publicados. Enxergar grandes talentos é também uma das maiores qualidades da empresa, por isso há tantos autores de sucesso na editora, como é o caso de Lucas Castro. 

Com tamanha importância, a publicação de teses e dissertações como livro é relevante não somente para alavancar a carreira do acadêmico, como também para democratizar a informação. Por essa razão, a Editora Dialética preza sempre por entregar obras de qualidade, com preços justos e transações transparentes para seus autores ao encontrar uma escrita com grande potencial. 

O livro Novíssima Dependência” é uma obra originada da pesquisa de Mestrado de Lucas Castro. A análise tem por objetivo investigar a estrutura da inserção subordinada do capitalismo dependente brasileiro no contexto histórico da financeirização.

É basicamente uma análise sobre a Teoria da Dependência Brasileira no contexto do capitalismo financeirizado e como o Brasil se insere na globalização, no mercado internacional de forma subalterna e submissa às movimentações financeiras pelo mundo

Lucas Castro é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, formado em História e Mestre em Geografia.

A obra Novíssima Dependência” composta por 236 páginas e estruturada em quatro capítulos, apresenta um conteúdo informativo capaz de interessar não somente o público da área acadêmica, mas também pessoas curiosas sobre o assunto. 

Lucas castro conta que a motivação para o livro foi justamente democratizar esse tema tão importante em relação ao Brasil.  

“Embora seja um livro mais para pessoas de área acadêmica, ele também tem um viés de combater o senso comum e gerar debates sobre a sociedade que a gente quer e almeja enquanto um país que a gente quer que de alguma forma se desenvolva”, pontua Lucas Castro. 

O primeiro capítulo do livro é intitulado “O Imperialismo: desde os clássicos até o debate contemporâneo”, onde o autor faz uma análise do imperialismo baseado em trabalhos de outros estudiosos da área. 

No capítulo seguinte, que traz o título “O capitalismo dependente: o aspecto histórico e o problema atual”, é analisado o caráter de dependência do Brasil em relação a diferentes setores e como isso prejudica o país. 

Ao avançar a leitura, no capítulo três de “Novíssima Dependência, denominado “Financeirização no Brasil: a estrutura da novíssima dependência”, o leitor se depara com uma análise profunda do que é entendido como o novo padrão de dependência brasileira. Nesta parte, Lucas Castro traz um viés histórico e estrutural do assunto.

As Considerações Finais da obra, estruturadas no quarto capítulo, foi onde o autor buscou esmiuçar mais o tema. 

Já em relação à publicação da obra, Lucas Castro reforça a relevância da obra para ampliar o público sobre o debate que propõe o livro e pontua a importância do trabalho da Editora Dialética.  

“Com a Editora Dialética foi sempre muito rápido, dinâmico e sempre tive suporte quando eu precisei e recebi o livro rápido”, destaca o pesquisador. 

Veja também a Live sobre o livro “Novíssima Dependência” no Canal do Youtube da Editora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308