Blog da Editora Dialética

Livro “Novíssima Dependência” do autor  Lucas Crivelenti e Castro, publicado pela Editora Dialética, é finalista do 64º Prêmio Jabuti que acontece em 2022

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, formado em História e Mestre em Geografia, Lucas Castro apresenta no livro, dentre outros aspectos, uma análise da inserção do Brasil no período da financeirização.

Publicado pela Editora Dialética, o livro “Novíssima Dependência” do autor Lucas Crivelenti e Castro foi classificado como um dos 10 finalistas da categoria Ciências Sociais da 64º edição do Prêmio Jabuti, que acontece neste ano de 2022. O resultado do vencedor do Livro do Ano será divulgado no dia 24 de novembro e a premiação é de R$100 mil. 

A lista com as obras finalistas foi divulgada pela Câmara Brasileira de Letras – CBL no último dia 25. O Prêmio Jabuti é a principal premiação de literatura do Brasil que traz ainda mais relevância para a obra de um autor. 

“Ser reconhecido por um prêmio desse nível é gratificante demais. O prêmio é o reconhecimento do trabalho, do que a gente vive enquanto sociedade e isso precisa ser debatido e ampliado. É uma alegria muito grande para mim”, expressa Lucas Castro.  

O pesquisador conta ainda que ganhar o selo de Livro do Ano do Prêmio Jabuti será uma alegria a mais, mas estar entre os 10 finalistas da premiação já é satisfatório.  

Nesta edição do Prêmio Jabuti, as 20 categorias foram divididas nos eixos Literatura, Não-ficção, Produção Editorial e Inovação. 

A Editora Dialética é a maior editora acadêmica do Brasil e conta com mais de 3.000 livros publicados. Enxergar grandes talentos é também uma das maiores qualidades da empresa, por isso há tantos autores de sucesso na editora, como é o caso de Lucas Castro. 

Com tamanha importância, a publicação de teses e dissertações como livro é relevante não somente para alavancar a carreira do acadêmico, como também para democratizar a informação. Por essa razão, a Editora Dialética preza sempre por entregar obras de qualidade, com preços justos e transações transparentes para seus autores ao encontrar uma escrita com grande potencial. 

O livro Novíssima Dependência” é uma obra originada da pesquisa de Mestrado de Lucas Castro. A análise tem por objetivo investigar a estrutura da inserção subordinada do capitalismo dependente brasileiro no contexto histórico da financeirização.

É basicamente uma análise sobre a Teoria da Dependência Brasileira no contexto do capitalismo financeirizado e como o Brasil se insere na globalização, no mercado internacional de forma subalterna e submissa às movimentações financeiras pelo mundo

Lucas Castro é Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, formado em História e Mestre em Geografia.

A obra Novíssima Dependência” composta por 236 páginas e estruturada em quatro capítulos, apresenta um conteúdo informativo capaz de interessar não somente o público da área acadêmica, mas também pessoas curiosas sobre o assunto. 

Lucas castro conta que a motivação para o livro foi justamente democratizar esse tema tão importante em relação ao Brasil.  

“Embora seja um livro mais para pessoas de área acadêmica, ele também tem um viés de combater o senso comum e gerar debates sobre a sociedade que a gente quer e almeja enquanto um país que a gente quer que de alguma forma se desenvolva”, pontua Lucas Castro. 

O primeiro capítulo do livro é intitulado “O Imperialismo: desde os clássicos até o debate contemporâneo”, onde o autor faz uma análise do imperialismo baseado em trabalhos de outros estudiosos da área. 

No capítulo seguinte, que traz o título “O capitalismo dependente: o aspecto histórico e o problema atual”, é analisado o caráter de dependência do Brasil em relação a diferentes setores e como isso prejudica o país. 

Ao avançar a leitura, no capítulo três de “Novíssima Dependência, denominado “Financeirização no Brasil: a estrutura da novíssima dependência”, o leitor se depara com uma análise profunda do que é entendido como o novo padrão de dependência brasileira. Nesta parte, Lucas Castro traz um viés histórico e estrutural do assunto.

As Considerações Finais da obra, estruturadas no quarto capítulo, foi onde o autor buscou esmiuçar mais o tema. 

Já em relação à publicação da obra, Lucas Castro reforça a relevância da obra para ampliar o público sobre o debate que propõe o livro e pontua a importância do trabalho da Editora Dialética.  

“Com a Editora Dialética foi sempre muito rápido, dinâmico e sempre tive suporte quando eu precisei e recebi o livro rápido”, destaca o pesquisador. 

Veja também a Live sobre o livro “Novíssima Dependência” no Canal do Youtube da Editora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Patrícia Horisawa Goulart Almeida lança livro “Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes”, que aborda a importância da governança para a evolução das cidades inteligentes e da qualidade de vida da população

Patrícia Horisawa Goulart de Almeida é Analista de Tecnologia da Informação – Processos na EBSERH, Mestra em Governança em Tecnologia e Inovação pela UCB, Especialista em Gestão e Governança pela Universidade Cândido Mendes e Especialista em Direito Digital pela FMP. Além disso, possui certificações Internacionais em: COBIT 5, ITIL V3, CSM, CSPO, LGPD, GDPR, ISO/IEC 27001, OKR COACH, TKP.

Leia mais »

Glauco Guimarães Ferreira lança livro “A Interferência da Qualidade de Vida no Processo de Aprendizado”, que analisa a qualidade de vida, os aspectos socioemocionais de estudantes universitários e a contribuição da psicologia educacional para tais fatos

Alto executivo e membro de Conselho, professor convidado para os cursos de pós-graduação da FGV, Glauco Guimarães Ferreira, dentre muitas outras coisas, é Mestre em Psicologia, com MBA em Gestão Estratégica pela FGV, formado como Conselheiro no IBGC e Pós-Graduado em Gestão com foco em Finanças pela IESE Business School.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308