Blog da Editora Dialética

Mariana Michimoto lança primeiro livro da carreira, “Aspectos relativos à folga abaixo da quilha de navios com enfoque nos parâmetros operacionais portuários verticais”

A pesquisadora é especializada em engenharia da produção e mestre em hidrografia pela UFF, além de militar e bacharel em ciências náuticas.

Natural de Niterói, município localizado no Rio de Janeiro, especialista em auxílios à navegação e assuntos marítimos, Mariana de Castro Michimoto é militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios. A pesquisadora também é especializada em engenharia da produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF, uma instituição com uma trajetória crescente e de referência nacional e internacional em várias áreas do conhecimento.

Em 2019 Mariana se tornou mestre em hidrografia também pela UFF, o que culminou na pesquisa transformada em livro acadêmico pela Editora Dialética, “Aspectos relativos à folga abaixo da quilha de navios com enfoque nos parâmetros operacionais portuários verticais”. A análise tem por objetivo conhecer as propriedades reológicas e a partir disso identificar como a camada de lama fluída se comporta. Assim será possível possibilitar a navegação de navios por dimensões que teoricamente estariam restritas à navegação, isso possibilitaria ainda um melhor aproveitamento operacional e o aumento da janela operacional de um porto, minimizando os custos com dragagens de manutenção ou aprofundamento.

Mariana explica que sua principal motivação para a produção dessa obra foi o desejo de contribuir para divulgar o assunto pouco estudado no Brasil e no mundo.

Cada centímetro ganho para o calado de um navio no uso de uma via navegável, se economiza em toda cadeia de shipping e rotina logística portuária. Entender o aproveitamento de janelas marés e a lama fluida, atrelado ao aproveitamento de condicionantes ambientais, proporcionam toda motivação.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios

Ainda segundo a pesquisadora, é preciso discutir, analisar e pesquisar cada vez mais sobre o tema, porque navios com maiores dimensões proporcionam o incremento do comércio do País, uma vez que 95% do comércio exterior do Brasil é realizado por via marítima.

Foi a originalidade e importância do estudo de Mariana que despertaram o interesse da Editora Dialética pela transformação da pesquisa em livro acadêmico. Geralmente, os estudos acadêmicos depois de finalizados estão sujeitos a ficarem restritos a gama acadêmica ou, em casos mais extremos, esquecidos nas bibliotecas das universidades. No entanto, quando convertidos para livros, os estudos acadêmicos podem ser acessados por toda a sociedade, esteja ela inserida no meio acadêmico ou não.

Para Mariana, ver a pesquisa publicada como livro é gratificante. Ela conta que ter a obra publicada e comentada no âmbito de assuntos marítimos é indescritível.

A publicação de livro é o incremento da reputação profissional. Pode abrir portas de oportunidades inimagináveis. Profissionalmente, ter esse livro publicado me proporcionará mais visibilidade.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios.

Além de ser um grande diferencial para a carreira de quaisquer profissionais, a publicação de livros acadêmicos é de fato um provedor de maior visibilidade e credibilidade para o profissional. Dado que, com a publicação de livros, tanto o autor quando o seu tema se tornam mais conhecidos. Ou seja, ter livros publicados faz com que autores e temas ainda pouco abordados estejam em maior evidência.

O tema pesquisado por Mariana é um assunto pouco estudado no Brasil, o sistema de Folga Abaixo da Quilha Dinâmica de navios ainda não está consolidado no país. Por isso, o livro que contou com a cessão de dados de estações oceanográficas da UFF e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional – NOAA possui uma escrita detalhada sobre o assunto. Além de tudo, a obra que possui cerca de 60 páginas apresenta gráficos e imagens, pensados pela escritora para facilitar a didática e compreensão da leitura.

Junto a esse aspecto, ao analisar a estética da obra o leitor percebe que a capa do livro busca proporcionar a ele um alinhamento do título com os elementos que compõem o livro. A capa foi construída pelos capitas profissionais da Editora Dialética de acordo com o desejo de Mariana para o seu livro. Nesse sentido, o trabalho final conta com tons de azul e um navio como elemento principal para ajudar a passar a essência do livro previamente.

Eu queria algo simples e atendeu minhas expectativas.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios.

Em se tratar da construção geral da pesquisa, Mariana declara que relacionar o planejamento de vias navegáveis com relação à normatização-base, de cunho internacional, a qual ela já tinha bastante contato, foi fácil. No entanto, ela conta que também deve momentos difíceis na elaboração do livroAspectos relativos à folga abaixo da quilha de navios com enfoque nos parâmetros operacionais portuários verticais”.

A parte mais difícil foi processar os dados coletados de estações oceanográficas obtidas pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tratados por meio do software Ocean Data View.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios.

Para a pesquisadora, até mesmo as dificuldades valeram a pena. Ela afirma que não pretende parar a pesquisa nesta publicação, Marina espera escrever algo comparativo após obtidos dados da implantação do sistema de Folga Abaixo da Quilha Dinâmica de navios e iniciar a discussão se o uso dele incrementou a segurança da navegação de modo a melhorar o aproveitamento das condicionantes ambientais para entrada e saída de navios nos portos brasileiros.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Livro “Razoabilidade e a Proporcionalidade como Garantias Constitucionais na Dosimetria da Penalidade Disciplinar”, de Adir Claudio Campos, é uma produção que, entre outras coisas, busca promover uma reflexão sobre esse tema ainda pouco compreendido e considerado pela administração pública e o judiciário

Adir Claudio Campos possui vasta experiência em direito administrativo, tendo atuado como assessor jurídico na Câmara Municipal de São Paulo e na Câmara Municipal de Uberlândia, além de ter exercido o cargo de Subprocurador-geral e Procurador-geral do Município de Uberlândia.

Leia mais »

Romance, ficção, política e outros temas estão presentes no livro “Sem Trégua: um legado de ensinamentos de como sobreviver à pobreza e à vida profissional no meio político”, da escritora Aracilba Alves da Rocha. Livro publicado pela Editora Dialética será lançado em 8 de julho em João Pessoa

Aracilba Alves da Rocha é uma profissional que vive atualmente em João Pessoa, na Paraíba e possui 40 anos de experiência em administração de empresas públicas. A escritora é Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas. Além disso, possui vasta experiência em Gerenciamento Executivo, que abrange empresas do Setor Elétrico, Telefonia, Saneamento e Transporte, Finanças Públicas, Administração e Planejamento.

Leia mais »

Escritor, Fernando Couto de Magalhães, publica a obra “Instituto Hawkins e as anomalias do tempo”, ficção científica que conta a história de um paleoantropólogo brasileiro que viaja por diversas partes do mundo em prol de descobertas pré-históricas 

Fernando Couto de Magalhães possui formação em Comunicação Social, é Pós-Graduado em Ciências Humanas – História, Filosofia e Sociologia e possui cursos de extensão em universidades como Harvard e Universidade de Columbia nos campos da História da Globalização, Arqueologia e Museologia. Para o escritor, ser lançado no Brasil como autor de ficção científica é uma realização “incrível”.

Leia mais »

Educadora e Pesquisadora Regina Célia Fernandes da Costa Perpétuo lança livro ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, obra que, dentre muitos aspectos, busca chamar a atenção da sociedade para esta realidade.

Regina Célia Perpétuo é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, Graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308