Blog da Editora Dialética

Mariana Michimoto lança primeiro livro da carreira, “Aspectos relativos à folga abaixo da quilha de navios com enfoque nos parâmetros operacionais portuários verticais”

Natural de Niterói, município localizado no Rio de Janeiro, especialista em auxílios à navegação e assuntos marítimos, Mariana de Castro Michimoto é militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios. A pesquisadora também é especializada em engenharia da produção pela Universidade Federal Fluminense – UFF, uma instituição com uma trajetória crescente e de referência nacional e internacional em várias áreas do conhecimento.

Em 2019 Mariana se tornou mestre em hidrografia também pela UFF, o que culminou na pesquisa transformada em livro acadêmico pela Editora Dialética, “Aspectos relativos à folga abaixo da quilha de navios com enfoque nos parâmetros operacionais portuários verticais”. A análise tem por objetivo conhecer as propriedades reológicas e a partir disso identificar como a camada de lama fluída se comporta. Assim será possível possibilitar a navegação de navios por dimensões que teoricamente estariam restritas à navegação, isso possibilitaria ainda um melhor aproveitamento operacional e o aumento da janela operacional de um porto, minimizando os custos com dragagens de manutenção ou aprofundamento.

Mariana explica que sua principal motivação para a produção dessa obra foi o desejo de contribuir para divulgar o assunto pouco estudado no Brasil e no mundo.

Cada centímetro ganho para o calado de um navio no uso de uma via navegável, se economiza em toda cadeia de shipping e rotina logística portuária. Entender o aproveitamento de janelas marés e a lama fluida, atrelado ao aproveitamento de condicionantes ambientais, proporcionam toda motivação.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios

Ainda segundo a pesquisadora, é preciso discutir, analisar e pesquisar cada vez mais sobre o tema, porque navios com maiores dimensões proporcionam o incremento do comércio do País, uma vez que 95% do comércio exterior do Brasil é realizado por via marítima.

Foi a originalidade e importância do estudo de Mariana que despertaram o interesse da Editora Dialética pela transformação da pesquisa em livro acadêmico. Geralmente, os estudos acadêmicos depois de finalizados estão sujeitos a ficarem restritos a gama acadêmica ou, em casos mais extremos, esquecidos nas bibliotecas das universidades. No entanto, quando convertidos para livros, os estudos acadêmicos podem ser acessados por toda a sociedade, esteja ela inserida no meio acadêmico ou não.

Para Mariana, ver a pesquisa publicada como livro é gratificante. Ela conta que ter a obra publicada e comentada no âmbito de assuntos marítimos é indescritível.

A publicação de livro é o incremento da reputação profissional. Pode abrir portas de oportunidades inimagináveis. Profissionalmente, ter esse livro publicado me proporcionará mais visibilidade.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios.

Além de ser um grande diferencial para a carreira de quaisquer profissionais, a publicação de livros acadêmicos é de fato um provedor de maior visibilidade e credibilidade para o profissional. Dado que, com a publicação de livros, tanto o autor quando o seu tema se tornam mais conhecidos. Ou seja, ter livros publicados faz com que autores e temas ainda pouco abordados estejam em maior evidência.

O tema pesquisado por Mariana é um assunto pouco estudado no Brasil, o sistema de Folga Abaixo da Quilha Dinâmica de navios ainda não está consolidado no país. Por isso, o livro que contou com a cessão de dados de estações oceanográficas da UFF e da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional – NOAA possui uma escrita detalhada sobre o assunto. Além de tudo, a obra que possui cerca de 60 páginas apresenta gráficos e imagens, pensados pela escritora para facilitar a didática e compreensão da leitura.

Junto a esse aspecto, ao analisar a estética da obra o leitor percebe que a capa do livro busca proporcionar a ele um alinhamento do título com os elementos que compõem o livro. A capa foi construída pelos capitas profissionais da Editora Dialética de acordo com o desejo de Mariana para o seu livro. Nesse sentido, o trabalho final conta com tons de azul e um navio como elemento principal para ajudar a passar a essência do livro previamente.

Eu queria algo simples e atendeu minhas expectativas.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios.

Em se tratar da construção geral da pesquisa, Mariana declara que relacionar o planejamento de vias navegáveis com relação à normatização-base, de cunho internacional, a qual ela já tinha bastante contato, foi fácil. No entanto, ela conta que também deve momentos difíceis na elaboração do livroAspectos relativos à folga abaixo da quilha de navios com enfoque nos parâmetros operacionais portuários verticais”.

A parte mais difícil foi processar os dados coletados de estações oceanográficas obtidas pela National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e tratados por meio do software Ocean Data View.

Mariana Michimoto é especialista em em engenharia militar, bacharel em ciências náuticas, além de possuir experiência embarcada a bordo de navios.

Para a pesquisadora, até mesmo as dificuldades valeram a pena. Ela afirma que não pretende parar a pesquisa nesta publicação, Marina espera escrever algo comparativo após obtidos dados da implantação do sistema de Folga Abaixo da Quilha Dinâmica de navios e iniciar a discussão se o uso dele incrementou a segurança da navegação de modo a melhorar o aproveitamento das condicionantes ambientais para entrada e saída de navios nos portos brasileiros.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308