Blog da Editora Dialética

Milton Menezes lança livro “Constelações muito além das Familiares”, onde uma nova vertente da constelação é descoberta pelo pesquisador

“A publicação de um livro é a possibilidade de tornar concreto um legado”. Com essa afirmação o escritor Milton Menezes apresenta aos leitores, por meio do livro Constelações muito além das Familiares: introdução à Constelação Sistêmica Transpessoal”, um legado que abrange anos de estudos, pesquisas e aplicação prática em seu campo de pesquisa.

A constelação familiar está no âmbito da psicologia e parte do princípio que as pessoas são influenciadas pela família todos os dias desde o momento em que nascem. Segundo esse conceito, a maneira como os pais, irmão, avós, entre outros, ensinam e cuidam de suas crianças é capaz de direcionar o comportamento, a autoconfiança e as demais atitudes e sentimentos delas. No entanto, essas influencias nem sempre são benéficas, o que pode acarretar em traumas, comportamentos e medos que prejudicam o crescimento geral do indivíduo.

Entretanto, Milton explica que ver as pessoas falando da constelação especificamente generalizando para a constelação familiar foi o que despertou nele uma angustia capaz de impulsioná-lo na publicação de sua obra. Dado que, ele via na prática que havia uma forma mais ampla de observar e conhecer esse fenômeno da constelação do que somente aquele que as pessoas falam.

O que eu parto é que a própria constelação é que vai me dizer qual é a origem do problema, se a origem for familiar a gente vai trabalhar essa origem familiar, mas podem surgir outras origens que são muito surpreendentes no processo.

Milton Menezes é graduado em economia, psicologia e mestre em psicossociologia. / Foto: Arquivo Pessoal

Milton, que é psicólogo e mestre em psicossociologia, defende enfaticamente a amplitude da constelação e afirma que ela vai além da familiar, embora esta seja a mais conhecida e de fato muito importante. O autor se dedica aos estudos específicos das constelações há mais de 20 anos e aplica o seu programa de desenvolvimento humano, pessoal e profissional, baseado nesses estudos há cerca de 15 anos.

Dentre esse tempo, a descoberta do acadêmico em relação à Constelação Sistémica Transpessoal deu origem a sua obra. Ao explicar o conceito de cada um dos termos, o estudioso descreve a constelação como uma técnica que pode ser aplicada em diversas questões, sistémica como sistemas que estão interligados e transpessoal como a visão do ser humano que vai além da pessoa e do seu ego.

O livro busca considerar a constelação em todas essas realidades sistêmicas e considerando nós seres humanos sendo muito mais do que apenas a parte biológica ou familiar

Milton Menezes é graduado em economia, psicologia e mestre em psicossociologia.

Em “Constelações muito além das Familiares: introdução à Constelação Sistêmica Transpessoal”, o leitor pode esperar uma leitura técnica com base científica e ao mesmo tempo fluida, capaz de facilitar o entendimento, no que diz respeito a temática, tanto de estudiosos quanto de curiosos em relação ao assunto. Haja a vista que, além do embasamento teórico disposto na obra, o livro conta ainda com o relato de casos trabalhados por Milton, a fim de ajudar no entendimento das diversas situações que podem ser tratadas pelas muitas ramificações da constelação e como cada uma delas é identificada e de fato tratada ou trabalhada para um possível tratamento.

Cada um de nós tem uma vida completamente diferente, e as pessoas as vezes falam de constelação e querem reproduzir o mesmo tipo de intervenção e ritual, quando na verdade para cada um de nós vai surgir um tipo de constelação diferente.

Milton Menezes é graduado em economia, psicologia e mestre em psicossociologia.

Com essa ideologia, o autor acredita que embora seu estudo, ao contrario dos trabalhos de Matthias Vargas von Kibéd, pesquisador das Constelações Estruturais, e Bert Hellinger, estudioso da Constelação Familiar, seja de um alcance menor, sua pesquisa pode gerar algumas polêmicas, porque ele apresenta em sua obra a possibilidade de uma realidade espiritual consistente e da possibilidade de conteúdos que surgem numa constelação estarem relacionados a uma suposta vida passada, o que as pessoas erroneamente associam a religião.

Geralmente os indivíduos têm não só o entendimento, mais uma prática muito engessada e cheia de regras que vão contra um princípio sistêmico de diversificação mais amplo.

Milton Menezes é graduado em economia, psicologia e mestre em psicossociologia.

Nesse sentido, os maiores ensinamentos que Milton busca passar por meio do seu livro a reflexão de que a vida é muito mais complexa do que se possa imaginar e que a realidade comportamental, psíquica é maior do que se supõe.

A aplicação da Constelação Sistêmica Transpessoal

Ao trabalhar por mais de 10 anos com a formação de profissionais em constelação, Milton explica que o método não necessita de uma formação acadêmica em psicologia ou áreas afins, é preciso ter um curso. O pesquisador aponta que a constelação é um método simples de aprender, porém, a aplicação com uma finalidade terapêutica ou como uma consultoria empresarial exige um tipo de formação para compreender como esse sistema funciona, como pode ser aplicado, quais as reflexões e os objetivos possíveis de alcançar e aqueles que não podem ser alcançados.   

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308