Blog da Editora Dialética

No livro “O teletrabalho/home office no Poder Judiciário brasileiro”, Luciana Faria de Carvalho relata, dentre outros aspectos, a experiência do regime de trabalho no Tribunal de Justiça de Mato Grosso durante o período da pandemia de Covid-19

Com enfoque na experiência relacionada ao teletrabalho/home office no Tribunal de Justiça de Mato Grosso durante o período da pandemia de Covid-19 e como esse regime laboral impacta na área, a pesquisadora Luciana Faria de Carvalho publicou o livro O teletrabalho/home office no Poder Judiciário brasileiro: desafios econômicos, regulatórios e socioambientais

A obra apresenta dados do Poder Judiciário brasileiro durante esse momento que marcou a sociedade contemporânea e o ambiente laboral na área por meio dessa esfera do trabalho que vem ganhando cada vez mais força. 

A pesquisadora investiga os desafios que o Poder Judiciário terá para administrar a prática do teletrabalho/home office, inicialmente utilizado como estratégia emergencial, mas que se faz cada vez mais presente no poder público. 

Desde o início de minha pesquisa eu tinha a intenção de publicá-la, pois sempre admirei o trabalho de autores dedicados. Por isso, tentei me dedicar ao trabalho, com a finalidade de apresentar à comunidade acadêmica, como contribuição e retribuição a todos que se empenham na seara da pesquisa do direito

Luciana Faria de Carvalho é Doutoranda e Mestre em Direito, Especialista em Direito Processual Civil e Processo Penal / Foto: Arquivo Pessoal.

Com uma pesquisa amparada, principalmente, pelos dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luciana Faria de Carvalho contou com obras de autores como Denise Fincato, uma grande estudiosa do teletrabalho no Brasil, além de Carlos Henrique Bezerra Leite, Domênico De Mais, Álvaro Mello, Jack Nilles, dentre outros, para compor sua obra. 

São 200 páginas distribuídas em 4 capítulos detalhados, de fácil compreensão e que instigam o leitor página após página.  

“Desde o início de minha pesquisa eu tinha a intenção de publicá-la, pois sempre admirei o trabalho de autores dedicados. Por isso, tentei me dedicar ao trabalho, com a finalidade de apresentar à comunidade acadêmica, como contribuição e retribuição a todos que se empenham na seara da pesquisa do direito”, destaca Luciana Faria de Carvalho. 

O primeiro capítulo da obra é intitulado “Introdução e visão geral”, onde Luciana Faria de Carvalho apresenta sua pesquisa por meio da justificativa, o problema que se desejou solucionar, a metodologia, a revisão e organização do trabalho. 

Na segunda parte da obra a autora traz uma análise do teletrabalho desde sua origem, não se limitando apenas no Brasil. 

Ainda nesse capítulo, a pesquisadora busca diferenciar o teletrabalho  do  home office, além de focar na complexidade do primeiro para a sociedade. 

No terceiro capítulo, a autora aborda o teletrabalho na modalidade home office, se valendo de informações do CNJ, onde é possível obter relatórios atualizados anualmente sobre o teletrabalho, dentre outros. 

Já ao finalizar a escrita no quarto capítulo, chamado “Os desafios do teletrabalho/home office no poder judiciário”, a pesquisadora Luciana Faria de Carvalho adentra no tema principal da sua pesquisa com foco nos desafios enfrentados pelo Judiciário em relação a implantação do teletrabalho/home office.

“Os capítulos finais vão tratar dos desafios econômicos, regulatórios e socioambientais do Poder Judiciário para a implantação do Teletrabalho, procurando responder ao problema de pesquisa delineado no presente estudo”, elenca a autora. 

A pesquisadora recorda o momento em que iniciou a pesquisa e afirma que não somente o cenário de pandemia, mas lidar com a perda do seu pai impactaram na sua obra. 

“Para superar essa perda eu me dediquei com muito amor a escrever, como forma de retribuir a ele todo cuidado, carinho e dedicação que teve com sua família! Dessa forma, a pesquisa é dedicada a ele, meu pai, Victor Ambrósio de Carvalho”, salienta Luciana Faria de Carvalho. 

Segundo a autora, a Editora Dialética tornou a publicação de   O teletrabalho/home office no Poder Judiciário brasileiro: desafios econômicos, regulatórios e socioambientaisuma ótima experiência. 

“Sou muito grata pela paciência, pelas dicas em todos os aspectos, desde os primeiros contatos até o período da confecção da capa até a finalização do trabalho. Só agradecimentos e elogios a toda a equipe da Editora Dialética”, disse Luciana Faria de Carvalho. 

Veja também a Live sobre o livro “O teletrabalho/home office no Poder Judiciário brasileiro” no Canal do Youtube da Editiora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308