Blog da Editora Dialética

Patrícia Horisawa Goulart Almeida lança livro “Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes”, que aborda a importância da governança para a evolução das cidades inteligentes e da qualidade de vida da população

Publicada pela Editora Dialética, a obraAnálise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes, da pesquisadora Patrícia Horisawa Goulart Almeida, é uma composição que trata dos serviços da cidade e da qualidade de vida como uma contribuição para a sustentabilidade das cidades com o objetivo de, através dos indicadores, principalmente os referentes à governança, medir como estão esses serviços refletidos na vida do cidadão.

Patrícia iniciou sua pesquisa com um olhar mais amplo ao estudar as Cidades Inteligentes, mas no decorrer do estudo ela identificou uma carência em relação à pauta dos indicadores de governança e decidiu voltar o seu trabalho para os indicadores da governança de Cidades Inteligentes.

“Eu fui pesquisar e vi que estava faltando muito nessa parte de governança, não tinha muito enfoque nisso, então a minha orientadora me disse que era um tema bom para gente falar sobre. E além da governança de cidades inteligentes, a gente afunilou mais ainda para falar sobre rankings de cidades inteligentes, porque aqui no Brasil começou a ter”, explicou a pesquisadora. 

Em Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes, o enfoque da pesquisa de Patrícia Horisawa Goulart Almeida foi a governança com foco nos critérios para que uma cidade seja tomada como inteligente e como a maneira em que essa cidade é governada influencia nesta decisão. Ela explicou ainda que a Inteligência Artificial é muito relevante para essas métricas

“Existe ferramenta para isso, é a BigData que consegue extrair os dados dos órgãos, onde têm as transparências. Isso é muito importante em cada governo para saber até quanto cada estado é transparente, que é um dos quesitos para a governança”, avaliou a pesquisadora. 

Para a autora, é a transparência em questão de governança, parcerias público-privada e o envolvimento ativo dos cidadãos nas tomadas de decisões que fazem a cidade cada vez mais inteligente. Por isso, a sua obra se caracteriza como leitura extremamente importante e se abrange a todos os leitores. 

“A governança de cidades inteligentes vai atingir as políticas públicas, porque atrai investimentos, para melhorar a educação da cidade, melhorar a saúde e outros serviços”

Patrícia Horisawa Goulart Almeida/Foto: Arquivo Pessoal

Patrícia Horisawa Goulart Almeida chegou a fazer um estudo de campo na Urban Systems, uma das primeiras organizações brasileiras a falar sobre ranqueamento de cidades inteligentes, para um melhor embasamento da sua pesquisa. 

As cidades inteligentes

As cidades inteligentes são lugares que usam tecnologias digitais para tornar a vida dos cidadãos mais conveniente, conectada e sustentável. Elas usam sensores, conectividade e análise de dados para monitorar e otimizar sistemas críticos, como segurança pública, transporte, saúde, serviços de água e energia. 

Com isso, Patrícia Horisawa Goulart Almeida explica que, no geral, a formação de uma cidade inteligente depende, muitas das vezes, não somente de um, mas de diferentes grupos para que possam ser ranqueadas como tal. 

“São todos aqueles que a gente chama de stakeholder, todos aqueles interessados. Desde o cidadão, que é o maior interessado, até órgãos governamentais e empresas privadas, todos trabalhando juntos em prol de tornar aquela cidade uma cidade inteligente”, exemplifica Patrícia. 

O livro “Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes”, é uma composição de seis capítulos estruturados em 192 páginas, onde a autora apresenta uma temática extremamente relevante, mas pouco divulgada, por meio de uma pesquisa didática e bastante informativa. 

Em relação a transformação da sua pesquisa em livro, Patrícia Horisawa Goulart Almeida conta que foi uma ótima experiência.

A Editora Dialética abraça o autor, ela caminha com você desde o início. Você passa por vários profissionais e todos eles são ótimos, só tenho elogios para falar. Te dão o suporte de tudo, você participa também do livro”, comentou a pesquisadora. 

Veja também a Live sobre o livro “Análise de indicadores de governança em rankings de Cidades Inteligentes” no Canal do Youtube da Editora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro. 

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308