Blog da Editora Dialética

Pesquisador Renato Rabassi tem primeiro livro da carreira, “Ativo Biológico e Valor Justo: controladoria e custeio para exploração de cana-de-açúcar”, publicado pela Editora Dialética

A produção canavieira é a atividade econômica mais antiga do Brasil. O cultivo da cana-de-açúcar e a fabricação de derivados dessa matéria-prima são de grande importância para o país. Nesse sentido, o pesquisador Renato Spricido Rabassi desenvolveu a pesquisa “Ativo Biológico e Valor Justo: controladoria e custeio para exploração de cana-de-açúcar”, onde ele utilizou uma empresa canavieira para aplicar o modelo de mensuração proposto para a valorização do ativo biológico a Valor Justo.

Com isso, Renato busca entender o processo de apuração do custo de produção e os indicadores econômicos e financeiros, com e sem o efeito do Valor Justo, além de avaliar o reflexo e as implicações deste novo método nas decisões gerenciais de uma companhia. O método do Valor Justo, derivado do inglês Fair Value, é caracterizado pelo preço atribuído ao ativo biológico ao ser negociado no mercado.

Para sanar uma certa carência existente entre muitos profissionais de finanças no que concerne à criação de estruturas que permitam ambientes de simulação e cenários, Renato utiliza algumas tabelas em seu livro. Segundo o pesquisador, O Fair Value de produto agrícola é uma referência de valor que deve exprimir a visão de futuro da administração, porém deve ser fruto de inúmeras iterações até representar o melhor diagnóstico. Portanto, ele explica que as tabelas utilizadas em sua obra têm esse condão de servir como exemplos práticos para os usuários, analistas e pesquisadores sobre o tema.

O livro é bastante rico em análises, contém bastantes insights e tive uma preocupação grande em não trazer obviedades, ou seja, me pautei com extremo rigor em me aprofundar naquilo que o estudo se propõe.

Renato Rabassi é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais e Mestrado em Engenharia de Produção. / Foto: Arquivo Pessoal.

Renato, que teve grande parte da sua carreira voltada para o agronegócio, é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e Capitais, além de Mestrado em Engenharia de Produção. 

Residente na cidade de Barueri-SP atualmente, onde atua na área financeira de uma startup de tecnologia voltada para o setor de saúde, o pesquisador de 38 anos possui uma trajetória profissional inspiradora. Renato viveu até os 32 anos na cidade de Assis, localizada no interior de São Paulo, foi neste município que grande parte da carreira do acadêmico foi construída. Em Assis-SP, ele atuou como contador de empresas, foi professor universitário, trabalhou como perito e consultor na área tributária/societária e foi onde também iniciou o mestrado que deu origem ao livro Ativo Biológico e Valor Justo: controladoria e custeio para exploração de cana-de-açúcar

No entanto, Renato relata que com 32 anos de idade resolveu sair da zona de conforto e encarar novos desafios, ele mudou-se para o município de Itumbiara-GO onde começou a atuar como Controller de um grupo econômico do agronegócio, e nesse meio tempo continuou lecionando em cursos de pós-graduaçã, além de conclui o mestrado em Engenharia de Produção. Depois dessa etapa, ainda motivado por novos desafios profissionais, o pesquisador decidiu se deslocar mais uma vez com destino a Curitiba-PR, para uma oportunidade voltada à área de Controladoria e Finanças de um clube de futebol. 

Em relação à escrita, o acadêmico afirma que o sonho de escrever um livro o acompanha desde a infância e ele sempre ansiou por escrever algo técnico, tal como a obra Ativo Biológico e Valor Justo: controladoria e custeio para exploração de cana-de-açúcar, mas pensava em esperar mais antes de se envolver com a produção de um livro. 

Pensava em dedicar esforços num livro com mais idade, no entanto houve o convite da Editora Dialética em transformar minha dissertação de mestrado numa obra. Fazendo uma releitura da minha pesquisa, achei o trabalho bastante profundo e aquele sentimento de orgulho em querer transformar aquilo num livro ganhou força.

Renato Rabassi é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais e Mestrado em Engenharia de Produção.

A Editora Dialética possui um time de conselheiros editoriais composto por profissionais nacionais e internacionais das mais diversas áreas. Esses profissionais avaliam os autores e os trabalhos de excelência desenvolvidos pelos pesquisadores e acadêmicos para que esses profissionais e seus trabalhos, ambos de extrema relevância, como é o caso de Renato, possam fazer parte do time seleto de autores da Dialética. 

Foi motivado pela possibilidade de também partilhar a sua vivência prática como Controller de empresas agroindustriais e confrontar com os precedentes acadêmicos já publicados que Renato resolveu produzir sua pesquisa voltada para a controladoria e o custeio para exploração de cana-de-açúcar. Ele argumenta que foi em busca de respostas através da pesquisa empírica no ambiente empresarial naquilo que a literatura era omissa. 

Notei que existe muita literatura técnica voltada ao segmento industrial, mas muito pouco para exploração agroindustrial (os que existem são muito conceituais).

Renato Rabassi é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais e Mestrado em Engenharia de Produção.

Conforme esta realidade, Renato diz que a pesquisa foi construída com base num protocolo de revisão sistemática da literatura, cujo escopo abrangia tudo que estivesse publicado sobre o tema no Brasil e no mundo. Ao todo, ele relata que foram encontrados 68 trabalhos sobre o tema, sendo que 57% destes foram artigos e teses internacionais que sustentaram a formação de uma opinião técnica sobre o tema. 

Nesse protocolo de pesquisa foi definido uma string com diversas palavras chaves, ao qual foram objeto de diversas incursões nas principais bases de dados de publicações científicas (SCOPUS, Web of Science, Scielo, etc). 

Renato Rabassi é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais e Mestrado em Engenharia de Produção.

Com toda a trajetória de sucesso na carreira, Renato relata que conciliar a agenda mediante a tantos compromissos foi difícil. Todas as atividades profissionais que ele exerceu enquanto cursava a pós-graduação tiveram que ser conciliadas com uma rotina intensa de leituras do mestrado, a gestão de uma vida familiar e os cuidados da filha pequena, a Larissa. 

O pesquisador afirma que esse foi um período difícil, mas de muito aprendizado. Para ele, a realidade vivida naquela etapa permitiu que ele trabalhasse o foco e a concentração nas atividades planejadas, já que o hábito do estudo contínuo e a escrita, que sempre o acompanharam, o motivaram. Segundo Renato, neste processo, o cansaço se esvaia e ele mantinha a preocupação constante de curtir o processo de produção e não somente a conclusão. Por essa razão, seu sentimento em relação a publicação desse livro é de orgulho e realização por ter se dedicado com tamanha avidez a essa pesquisa profunda.

Poderia me sentir desconfortável em publicar um livro que no meu íntimo poderia julgá-la como superficial. Mas não! Me sinto feliz em apresentar uma obra à sociedade com lastro, embasamento e fundamentação.

Renato Rabassi é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais e Mestrado em Engenharia de Produção.

O livro desenvolvido por Renato tem um propósito multidisciplinar, visto que abrange diferentes áreas do conhecimento. A obra é, de acordo o pesquisador, indicada para profissionais como administradores, já que compete à uma visão interdisciplinar sobre gestão de empresas do agronegócio, entendendo a influência que o Fair Value tem na geração de resultado e nas atividades financeiras, para profissionais da área de Financial Planning and Analysis – FP&A, por contribuir com fundamentos para o planejamento econômico de projetos agroindustriais e budgets/forecasts, é indicada para o público contábil, pois também alude à mutações da rubrica “Ativo Biológico” nas demonstrações contábeis, contribuindo com seu papel de disclosure e accountability, e é indicada também para analistas e estudiosos, fomentando o entendimento dessa nova sistemática trazida pelo International Financial Reporting Standards -IFRS, que possui alto impacto na prática gerencial.

Dado isso, o pesquisador espera que seu livro contribua com o desenvolvimento gerencial das empresas agroindustriais e seja utilizado como suporte profissional e acadêmico. Somado a isso, Renato afirma que, embora não tenha previsão se será uma continuidade desse estudo ou outro assunto, ele tem planos de seguir na atividade de pesquisa. O acadêmico defende que o livro: “Obviamente traz retornos em outros âmbitos da minha vida, como a segurança técnica na carreira de executivo, credibilidade nas aulas e palestras realizadas, além do sentimento de que a minha vida está em constante evolução”.

Já no que concerne a experiência de publicação da sua primeira obra pela Editora Dialética, Renato destaca a seriedade da empresa e conta que sempre acompanhou a Dialética, tanto que se inspirou para a capa do seu livro nas capas da Revista Dialética de Direito Tributário, que compunha capas em tons azuis e geralmente com algumas pinturas à óleo. 

A Editora Dialética para mim sempre foi referência de credibilidade e tenho grandes lembranças nostálgicas das suas obras. Me sinto lisonjeado por poder publicar na Editora Dialética.

Renato Rabassi é formado em Administração e Ciências Contábeis, possui MBA em Gestão Tributária, Finanças, Mercado Financeiro e de Capitais e Mestrado em Engenharia de Produção.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308