Blog da Editora Dialética

Petronio Portella Nunes Filho lança livro “Mentiras que contam sobre a economia brasileira”. Sua proposta, dentre outros aspectos, é combater a desinformação econômica

Economista, com graduação na Universidade de Brasília (UnB), mestrado na University of Minnesota e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Petronio Portella conta com mais de 30 anos de experiência profissional como pesquisador do IPEA e consultor do Senado. O livro foi lançado pela Editora Dialética. Trata-se do seu terceiro livro.

Na obra “Mentiras que contam sobre a economia brasileira: textos contra a desinformação e em defesa de políticas novas e velhas pró-crescimento”, o autor mostra a situação de decadência do Brasil de 2015 para cá, afirmando que o país se tornou também um dos mais corruptos do mundo.

Petronio Portella aponta o austericídio fiscal (decorrente do ultraliberalismo) como causa principal da estagnação econômica, apresentando quatro alternativas a ela: o keynesianismo, a agenda de reformas inclusivas da UNCTAD, o Projeto Nacional de Ciro Gomes e a Teoria Monetária Moderna (MMT). O livro inclui quatro capítulos sobre a MMT, que é claramente a menina dos olhos do autor.

Escrever o livro foi minha forma de lutar contra a reeleição do fascista Jair Bolsonaro. O livro combate a desinformação espalhada por Bolsonaro e Guedes. Guedes passou 4 anos dizendo que a economia estava decolando, enquanto Bolsonaro se vangloriava de ter acabado com a corrupção.

Petronio Portella é economista, com graduação na Universidade de Brasília (UnB), mestrado na University of Minnesota e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) / Foto: Arquivo Pessoal.

“Mentiras que contam sobre a economia brasileira” é uma publicação para todos que querem saber mais sobre a economia brasileira. Porém o livro está mais voltado para um público específico. 

“Meu alvo principal são os não-economistas, vítimas contumazes da desinformação. Fiz um grande esforço para ser didático”, comentou o escritor. 

O autor explicou que muitos brasileiros não fazem ideia do que se passa na economia. Não sabem quais governos endividaram o Brasil, quais presidentes foram “gastadores” e quem corrompeu a máquina pública. 

Além disso, não fazem ideia de quando o Brasil parou de crescer, nem o porquê. Profundamente desinformados, apoiam “reformas” que eliminam direitos e mantêm o PIB estagnado. São vítimas da desinformação, pontuou.  

“Análises obtidas de modelos econômicos irrealistas e simplórios, mas com alto grau de sofisticação matemática, são vendidas a eleitores e a políticos como Ciência. E muitos tomadores de decisões aceitam sem discutir a opinião “técnica” do economista porque não conseguem entender o que está sendo discutido. Testemunhei isso várias vezes em minha profissão”, destacou Petronio Portella (pág 11). 

O livro, composto por 152 páginas, está dividido em 4 partes. A primeira parte é intitulada Da Lawfare à Cleptocracia. O autor critica a lawfare praticada pela Lava Jato e mostra que a operação, paradoxalmente, ajudou a eleger um presidente que maximizou a corrupção, Jair Bolsonaro.

Na segunda parte, Petronio Portella analisa a guinada neoliberal iniciada com a reeleição de Dilma Rousseff, que entregou o Ministério da Fazenda a um Chicago boy. A guinada neoliberal da Dilma foi aumentada por Michel Temer e radicalizada pela dupla Bolsonaro-Guedes.

Na terceira parte, o economista apresenta três alternativas a tal doutrina: o keynesianismo, a agenda de reformas da UNCTAD e o Projeto Nacional de Ciro Gomes.

Na quarta parte, ele explica, em quatro capítulos, a Teoria Monetária Moderna (MMT), e mostra que ela foi testada no mundo todo em 2020, com excelentes resultados.  

Petronio Portella é Doutor em Economia pela Unicamp e trabalhou mais de 30 anos como consultor concursado do Senado Federal, fazendo o que se propõe a fazer neste livro: explicando fenômenos econômicos complexos para leigos em Economia.

Sobre a experiência de publicação da obra, o economista afirma que “A editora Dialética foi uma excelente escolha. Ela prometeu publicar o livro em 60 dias e o fez em 42, com excelente acabamento”.

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Petronio Portella Nunes Filho lança livro “Mentiras que contam sobre a economia brasileira”. Sua proposta, dentre outros aspectos, é combater a desinformação econômica

Economista, com graduação na Universidade de Brasília (UnB), mestrado na University of Minnesota e doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Petronio Portella conta com mais de 30 anos de experiência profissional como pesquisador do IPEA e consultor do Senado. O livro foi lançado pela Editora Dialética. Trata-se do seu terceiro livro.

Leia mais »

Marco Coura lança livro “A Vida de Jesus em Poesia”, que une espiritualidade e poesia ao abordar aspectos tratados pelos evangelhos a respeito da vida de Jesus Cristo de forma poética

Somado a formação em Direito, e dentre outras atividades, Marco Coura foi diretor da Academia Nacional de Polícia e adido policial junto à Embaixada do Brasil no Peru, é casado com Elaine Coura, pai de Dominique e Enzo e autor do livro “Fragmentos de Mim – Divagações e Experiências em Tom de Poesia”.

Leia mais »

Henrique Gaspar Mello de Mendonça lança livro “Uma filtragem constitucional no crime de falsificação de medicamentos e afins”, que chama atenção para desproporcionalidade da pena do crime de falsificação de medicamentos

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, Pós-graduado em Direito Processual pela ESMAL e em Direito Constitucional e do Estado pela IESF, Henrique Gaspar é Juiz de Direito vinculado ao Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308