Blog da Editora Dialética

Plataforma Sucupira: o que é e para o que serve?

Se você atua em algum programa de Pós-Graduação, saber o que é e como funciona a Plataforma Sucupira é imprescindível.

A Plataforma Sucupira é a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. Além disso, caracteriza-se por ser também uma ferramenta fundamental na captação de dados, análises e avaliações.

O objetivo da Plataforma é disponibilizar em tempo real para a comunidade acadêmica os processos e procedimentos oferecidos pela Capes no programa SNPG, isso com muito mais transparência.

Igualmente, a ferramenta propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.

Ministério da Educação – Mec

Dessa maneira, se você atua em algum programa de Pós-Graduação, seja em projeto de iniciação científica, mestrado, doutorado ou, ainda, se é gestor acadêmico, coordenador de cursos acadêmicos ou professor universitário, saber o que é e como funciona a Plataforma Sucupira é imprescindível.

A Plataforma Sucupira foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar os acadêmicos na busca por informações relevantes de maneira ainda mais rápida e segura. Nela é possível:

Encontrar cursos avaliados pela Capes;

Encontrar informações prestadas pelo professor sobre um produção de determinado período;

Ter acesso a a avaliação quadrienal da Capes;

Ter acesso a produções de diferentes acadêmicos;

Ter acesso a dados estatísticos de diferentes cursos.

A Plataforma Sucupira é fruto da parceria da Capes com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em maio de 2012, as duas instituições assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema destinado a coletar informações dos programas de pós-graduação em tempo real e estabelecer os procedimentos de avaliação com transparência para toda a comunidade acadêmica.

Para os programas de pós-graduação e as instituições de ensino, haverá:

Maior facilidade e simplicidade no processo de coleta e envio das informações;

Imediata visibilidade das informações da instituição;

Maior agilidade no processo de solicitações e comunicação junto à Capes.

Curiosidade:

De acordo com o Ministério da Educação, a escolha do nome da Plataforma é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento, hoje conhecido como Parecer Sucupira, conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje. Newton Lins Buarque Sucupira, uma referência da educação brasileira, nasceu em Alagoas em 9 de maio de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 2007.

Clique aqui e veja mais matérias.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Elaine Ferreira dos Santos, autora do livro “O discurso de um grupo musical: rap” lança obra para professores e todos os interessados em conhecer o gênero Rap 

Doutora em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso – Literatura Africana, PUC-SP, Mestre em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso nas Letras de Rap, PUC-SP, dentre outras formações, Elaine Ferreira dos Santos atua como professora desde 1990 no ensino fundamental e médio e em 2003, iniciou no Ensino Superior prestando serviços em diversas Universidades.

Leia mais »

Livro infantojuvenil “Mininho: Dores de um Cotovelo” aborda abandono e depressão

O lançamento, fruto de Especialização em Escrita Criativa das universidades UNICAP (PE) e PUCRS (RS), leva a autoria do Mestre em Indústrias Criativas Rodrigo Paiva e recebeu orientação do diretor pernambucano Adriano Portela (Recife Assombrado, 2019). A obra ilustrada, publicada pela editora Dialética, conta com inspirações vindas da infância do autor e antecede outro livro que está por vir.

Leia mais »

Priscilla Queiroga, autora do livro A construção do dolo no direito tributário, lança obra para auxiliar advogados tributaristas e demais profissionais a identificarem os caminhos a percorrer quando se trata de comprovação de dolo

Mestre e Especialista em Direito Tributário, Priscilla Queiroga é Graduada em Direito, Professora Seminarista e Advogada, tendo atuado como Escrivã de Polícia Civil e Assessora Jurídica no Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308