
A Plataforma Sucupira é a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação – SNPG. Além disso, caracteriza-se por ser também uma ferramenta fundamental na captação de dados, análises e avaliações.
O objetivo da Plataforma é disponibilizar em tempo real para a comunidade acadêmica os processos e procedimentos oferecidos pela Capes no programa SNPG, isso com muito mais transparência.
Igualmente, a ferramenta propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.
Ministério da Educação – Mec
Dessa maneira, se você atua em algum programa de Pós-Graduação, seja em projeto de iniciação científica, mestrado, doutorado ou, ainda, se é gestor acadêmico, coordenador de cursos acadêmicos ou professor universitário, saber o que é e como funciona a Plataforma Sucupira é imprescindível.
A Plataforma Sucupira foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar os acadêmicos na busca por informações relevantes de maneira ainda mais rápida e segura. Nela é possível:
Encontrar cursos avaliados pela Capes;
Encontrar informações prestadas pelo professor sobre um produção de determinado período;
Ter acesso a a avaliação quadrienal da Capes;
Ter acesso a produções de diferentes acadêmicos;
Ter acesso a dados estatísticos de diferentes cursos.
A Plataforma Sucupira é fruto da parceria da Capes com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em maio de 2012, as duas instituições assinaram um termo de cooperação para o desenvolvimento de um sistema destinado a coletar informações dos programas de pós-graduação em tempo real e estabelecer os procedimentos de avaliação com transparência para toda a comunidade acadêmica.
Para os programas de pós-graduação e as instituições de ensino, haverá:
Maior facilidade e simplicidade no processo de coleta e envio das informações;
Imediata visibilidade das informações da instituição;
Maior agilidade no processo de solicitações e comunicação junto à Capes.
Curiosidade:
De acordo com o Ministério da Educação, a escolha do nome da Plataforma é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento, hoje conhecido como Parecer Sucupira, conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje. Newton Lins Buarque Sucupira, uma referência da educação brasileira, nasceu em Alagoas em 9 de maio de 1920 e faleceu no Rio de Janeiro em 26 de agosto de 2007.
Clique aqui e veja mais matérias.