Blog da Editora Dialética

Por que ler é tão importante?

Stephen King escreveu certa vez: “Os livros são uma magia única e portátil”. Mergulhar em um bom livro abre todo um mundo de conhecimento e carregar um universo nas mãos tem mais de um benefício.
Personagens intrigantes muitas vezes podem nos conectar a uma história. A leitura nos ajuda a desenvolver nossas próprias ideias e personalidade, ao comparar nossas relações e crenças com as que estão nas páginas do livro. O estímulo da criatividade e do pensamento crítico são apenas alguns dos benefícios desse hábito. Confira mais alguns na lista a seguir:

1 – Aumente seu vocabulário

Provavelmente o benefício mais citado da leitura é que ela pode estender e manter o crescimento do vocabulário.  Sabemos que o vocabulário não é aprendido por uma única exposição. Especialistas em desenvolvimento de linguagem e alfabetização acreditam que é preciso encontrar uma palavra ou frase em contextos diferentes entre 15 e 20 vezes para fixá-la no vocabulário. É muito improvável que isso aconteça com pouca exposição a leitura e a variedade de contextos.

2 – Melhore sua concentração

Um dos maiores problemas do cérebro hoje é o bombardeio de informações. Uma das coisas que pode ajudá-lo a recuperar o controle de sua atenção e concentração é ler. Há uma forte ligação entre as habilidades de leitura (como precisão e velocidade) e a capacidade de prestar atenção. A leitura é neurologicamente mais exigente do que a fala ou o processamento de imagens, o que força uma concentração maior. Assim, ao ler livros, você será capaz de manter seu foco por longos períodos de tempo, mesmo quando estiver lendo algo durante o dia no trabalho.

3 – Estimula a imaginação e a criatividade

Ler é uma das melhores maneiras de fomentar a imaginação. Quanto mais lemos, melhor podemos construir e expandir nosso conhecimento. Podemos estar abertos a novas ideias e compreender coisas novas. A leitura nos ajuda a praticar a imaginação, permitindo que as palavras descrevam uma certa imagem enquanto o leitor manipula o cenário mentalmente. Essa prática fortalece a mente, pois ela age como um músculo que incentiva a criatividade e traz novas ideias. Também desempenha um papel importante na inovação. “Ler te faz escrever melhor” é algo que todos já ouvimos e que realmente faz muito sentido.

4 – Gera empatia

Estudos neurocientíficos e de ciências sociais mostraram que as pessoas que leem ficção literária tem mais empatia e a inteligência emocional mais desenvolvida. Pessoas que leem romances sobre personagens de diferentes origens, culturas e em diferentes situações tendem a se colocar no lugar do outro com mais frequência e facilidade.  O tipo de livro que lemos pode afetar nossas relações com outros.

5 – Comunique-se melhor

Em um mundo onde a informação é a nova moeda, a leitura é uma das melhores fontes de aprendizado contínuo, coleta de conhecimento e compartilhamento de ideias. Os livros e artigos permitem-nos percorrer o mundo, viajar no tempo e olhar para o futuro, proporcionando-nos uma visão mais aprofundada de ideias, conceitos, práticas, emoções e acontecimentos.
Quanto mais lemos, mais capazes somos de vincular causa e efeito. A capacidade de comunicar causa e efeito é um componente central de qualquer argumento, argumento de venda, negociação ou história. Dessa forma, um artigo ou livro bem escrito é estruturado para que nos ajude a pensar em sequência, em vez de pular de um ponto a outro.

6 – Reduz o estresse e a insônia

Psicólogos acreditam que isso ocorre porque a mente humana tem que se concentrar na leitura e a distração de ser levado para um mundo literário alivia as tensões nos músculos e no coração. A leitura diminui os níveis de estresse melhor e mais rápido (68%) do que ouvir música (61%), tomar uma xícara de chá ou café (54%), caminhar (42%) e até jogar videogame (21%). Ler é uma das melhores maneiras de acalmar a mente e relaxar. Depois de esquecer e deixar para lá o estresse, fica mais fácil cair no sono.

7 – Estimula a memória

Se você está procurando maneiras de melhorar sua memória a leitura o ajudará. Esse tipo de atividade estimula o cérebro, provando desacelerar o declínio cognitivo na velhice em pessoas que leram regularmente longo da vida. Estudos também mostram uma taxa mais lenta de declínio da memória e de outras capacidades mentais.
Experiências, fatos e associações bizarras ou incomuns são mais fáceis de lembrar. Como as experiências desconhecidas ficam gravadas na mente, personagens e novas narrativas dão a impressão de “viver” e, por extensão, de criar mais memórias.

Todos nós precisamos de algum entretenimento. Nosso cérebro também precisa desse tipo de distração. Então, por que não tornar esse entretenimento benéfico em tantas áreas?

Por Natália Ribeiro

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308