Blog da Editora Dialética

“Preâmbulos Constitucionais” é o tema do primeiro livro do renomado advogado Adriano Nedel dos Santos

A escrita e a leitura são indissociáveis do estilo de vida de um acadêmico. Com isso em mente, Adriano Nedel da Silva, advogado e docente na área do direito há cerca de 18 anos, está sempre conectado com esses elementos. Em sua atuação acadêmica, chegou a lecionar 20 disciplinas entre as áreas do direito administrativo, direito civil, prática jurídica, lógica na pedagogia, direito ambiental e direito do consumidor, além de orientar centenas de alunos de mestrado.

As pesquisas focadas na área de direito constitucional e propriedade intelectual guiaram Adriano na construção de uma carreira promissora no meio acadêmico desde a graduação. Atualmente o pesquisador leciona na Fundação Educacional Machado de Assis – FEMA, no município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, onde fundou a disciplina de propriedade intelectual. Somado a isso, o acadêmico foi professor na Companhia Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC, unidade de Santo Ângelo, tendo atuado como docente durante 15 anos.  

Eu me graduei nessa instituição e depois me destaquei em algumas pós-graduações e fui convidado a lecionar. E começou uma trajetória de 18 anos no direito constitucional e posteriormente na propriedade intelectual.

Adriano Nedel é graduado em direito pela CNEC, leciona na FEMA, Já fui professor na CNEC e atualmente é mestre em direito pela URI.

O mestre em direito pela Universidade Regional Integrada, a URI de Santo Ângelo, se formou em direitos especiais com ênfase em multiculturalismo, o que culminou no livro “Preâmbulos constitucionais: entre o reconhecimento e a formação do sentido identitário constitucional”. Esta vasta experiência auxiliou para que o pesquisador iniciasse a escrita desta obra, publicada 10 anos depois de finalizada.

Ser um professor que não tem livro publicado, no meio acadêmico, é diferente de ser o autor de um livro que ao mesmo tempo leciona, isso muda tudo.

Adriano Nedel

O preâmbulo faz parte da constituição de um país ou estado e se caracterizam por ser um texto que precede o artigo primeiro. Ao considerar isso, o estudo de Adriano se baseia exclusivamente nas análises dos preâmbulos constitucionais nacionais e internacionais. Segundo o acadêmico, durante suas pesquisas, ele percebeu que os preâmbulos são formados a partir de sínteses políticas, jurídicas, sociais e de ideiais do poder constituinte ou do povo que está elaborando a constituição naquele momento. Os preâmbulos não se prestam a serem técnicos, eles expressam um sentimento constitucional que vem do desejo de um resgate das tradições e origens de um povo. Isto e o fato do tema da forma como Adriano escolheu seguir ser algo inédito, despertaram o interesse do pesquisador em se aprofundar mais sobre o assunto.

Ninguém escreveu no mundo inteiro sobre isso. E se é para contribuir, que seja em algo que ninguém tenha escrito absolutamente nada a respeito. Então, eu me enchi de coragem e também pela bagagem que eu já tinha de anos lecionando direito constitucional eu pensei ‘eu consigo fazer isso’.”

Adriano Nedel é graduado em direito pela CNEC, leciona na FEMA, Já fui professor na CNEC e atualmente é mestre em direito pela URI. / Foto: Arquivo Pessoal

Dado isso, encontrar materiais capazes de auxiliar os estudos não foram fáceis, mas a paixão pela pesquisa fez Adriano explorar de forma profunda diversos livros de direito com foco em diferentes países que discutiam sobre reconhecimento, identidade e diferença, o que ele mesclou com os preâmbulos, a fim de criar um sentido maior para esta parte da constituição. Assim, o livro “Preâmbulos constitucionais: entre o reconhecimento e a formação do sentido identitário constitucional” é composto por 212 páginas e dividido em 3 capítulos que promovem ainda a descoberta de novas funções para os preâmbulos, entre elas a função teórica, a função mítica e a função identitária de resguardar diferenças. 

Tanto a escolha pela graduação quanto a publicação desta obra foram inspiradas pelo pai de Adriano. Quando o pai se aposentou, Adriano continuou o legado dele como professor de direito constitucional, já que o pai do acadêmico também lecionou por cerca de 20 anos na área. O pesquisador conta que o pai, que faleceu em 2021, insistia para que ele publicasse os estudos como livro acadêmico, mas a chance para que esse acontecimento se concretizasse aconteceu quando recebeu um convite da Editora Dialética para publicar.

A publicação aconteceu porque eu estava olhando meu e-mail, mas não para esperar um e-mail da Editora Dialética, eu estava esperando o e-mail de um outro cidadão que ia fazer o meu marketing digital para o Instagram, ai eu pensei que poderia ir para o lixo eletrônico e quando eu abri o lixo eletrônico estava lá o e-mail da Editora Dialética.

Adriano Nedel é graduado em direito pela CNEC, leciona na FEMA, Já fui professor na CNEC e atualmente é mestre em direito pela URI.

A Editora Dialética, além de receber e aprovar os melhores estudos acadêmicos enviados por meio das redes específicas de atendimento ao autor, vai em busca de trabalhos e autores de excelência, como é o caso de Adriano, de modo a transformar em livros as pesquisas acadêmicas relevantes.

Desde o envio final do livro até a publicação, Adriano conta que a Editora Dialética auxiliou ele e o seu livro, tanto ao cumprir o tempo acordado de publicação quando em se apressar para alinhar pequenos ajustes na obra. A capa por exemplo, que é um dos elementos mais importantes de um livro, foi produzida com total participação do acadêmico.

A capa a gente demorou um pouquinho porque eu passei algumas ideias aí voltou, eu não gostei muito da cor, e foi um dia e já estava resolvido. Eu tive uma participação direta com os capistas.

Adriano Nedel é graduado em direito pela CNEC, leciona na FEMA, Já fui professor na CNEC e atualmente é mestre em direito pela URI.

Os capistas da Editora Dialética são especialistas capacitados para desenvolver trabalhos únicos em cada obra de acordo com o desejo do cliente, por isso a Dialética apoia a participação do autor nesse momento tão importante para a o livro, que é a convecção da capa.

Adriano produziu uma obra plural dedicada a todos os profissionais do direito constitucional, da filosofia política, das questões do direito das minorias, além de estudantes, juristas em geral, professores do direito constitucional, advogados e todos os que operam com o direito e movimentos políticos. O acadêmico explica que sua intenção não é fazer com que os leitores tomem como verdade o que está exposto no livro, mas sim que eles tenham contato com a obra, façam as suas contribuições e ajudem a melhorá-la de modo a impulsionarem debates acerca do viés abordado nela.

A publicação desde livro me provoca uma sensação de realização e de responsabilidade ao mesmo tempo.

Adriano Nedel é graduado em direito pela CNEC, leciona na FEMA, Já fui professor na CNEC e atualmente é mestre em direito pela URI.

O acadêmico afirma que os leitores devem esperar mais publicações em parceria com a Editora Dialética, pois o próximo livro já está em produção. Para Adriano, a publicação de livros é muito relevante.

Adriano destaca que com a publicação de livros as portas se abrirão para palestras, divulgação da obra, citação, contribuição com a ciência e com o direito. 

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308