Blog da Editora Dialética

Professor e pesquisador, Giordano Bruno, lança dois livros complementares sobre Direito de Família. Um livro apresenta elementos básicos sobre o tema, o outro traz uma provocação relevante sobre o assunto

Publicados pela Editora Dialética, os livros do professor Giordano Bruno tem um viés complementar. A obra Lições de Direito de Família é uma obra didática, que procura cobrir todos os tópicos da disciplina. Já o outro livro, cujo título é uma pergunta O Direito de Família Tende a Desaparecer, tem o propósito de identificar pontos críticos da matéria e convidar os estudiosos ao debate.

“Lições de Direito de Família” é um livro destinado a estudantes de graduação, já que apresenta elementos básicos do Direito de Família. Assim, o pesquisador desenvolveu a obra em uma escrita concisa, clara e didática. Mas também se preocupou em deixar comentários críticos, indicação de temas polêmicos e apresentação da jurisprudência mais recente sobre o assunto.

“Uma boa compreensão do Direito de Família começa pela análise das normas constitucionais e dos vários documentos de Direitos Humanos que tratam do tema, tais como a própria Declaração Universal, de 1948”, explicou Giordano Bruno. 

Para o autor, a prática do Direito de Família, que também pode ser entendida como a advocacia de família, tem como principal desafio a delicadeza das relações humanas de que trata. 

“São sempre questões muito sensíveis, como a de um pai que não paga a pensão do filho ou a de um casal que precisa fazer a partilha de bens no divórcio. Então, o maior desafio é ter sensibilidade para lidar com essas questões e também competência para ajudar os interessados na busca de soluções negociadas”, exemplificou o professor. 

Por isso, Giordano Bruno defende que o propósito do seu livro “Lições de Direito de Família” é servir de livro didático para o curso de graduação em Direito e, por isso, o texto procura ser bem simples e enxuto.

Creio que pode ser lido tranquilamente por quem não possui formação em Direito. A verdade é que o Direito de Família está muito próximo de todos nós e não há quem já não conheça uma parte de seu conteúdo

Prof. Giordano Bruno/Foto: Arquivo Pessoal.

Em paralelo a isto, o livro-questionamento “O Direito de Família Tende a Desaparecer?” O autor provoca os seus leitores com esta pergunta sobre o futuro do Direito de Família e, em diálogo com alguns dos principais especialistas brasileiros, investiga os perigos que podem levar à sua extinção. 

“O Direito de Família não pode desaparecer, uma vez que a proteção da família é uma ordem da Constituição da República e dos mais importantes documentos de Direitos Humanos. No entanto, penso que ele corre esse risco. E o livro serve justamente para apontar esse perigo”, disse o pesquisador. 

Publicar esses livros para o pesquisador é importante, já que o Direito de Família é uma esfera extremamente relevante do direito, capaz de garantir o bem-estar principalmente de crianças, além de passar tudo que está na obra para estudantes e colegas de profissão é gratificante. 

Já sobre a experiência de publicação em questão editorial, Giordano Bruno contou que “Todo o processo editorial da Dialética é bem organizado e, por isso, estou muito satisfeito de trabalhar com vocês”

Veja também a Live sobre o livro “Lições de Direito de Família”“O Direito de Família Tende a Desaparecer” no Canal do Youtube da Editora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro. 

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308