Blog da Editora Dialética

Qualis Livros: por que é tão importante?

Essa ferramenta é responsável pela articulação, o planejamento e a execução de tarefas das respectivas áreas do conhecimento científico junto a CAPES.

O Qualis Livros é uma classificação da CAPES responsável por avaliar a produção intelectual que resulta de investigação em diferentes áreas do conhecimento. Entre as publicações estão, trabalhos acadêmico-científicos, técnicos ou artísticos vinculados a programas de pós-graduação, sejam obras integrais, coletâneas, dicionários, enciclopédias ou anais completos, discentes ou docentes

Cada obra é avaliada de forma individual pela Qualis Livros e esse processo se assemelha com a avaliação da Qualis Produtos Técnicos e a Qualis Produtos Artísticos. No entanto, nos casos dos livros, a avaliação é realizada estudando a obra por completo, não somente alguns capítulos, como é o caso de coletâneas e dicionários. 

Essa ferramenta é responsável pela articulação, o planejamento e a execução de tarefas das respectivas áreas do conhecimento científico junto a CAPES, que inclui aquelas relativas à avaliação dos programas de pós-graduação. A exemplo disso, a necessidade de aperfeiçoamento do processo de avaliação da produção científica originada em programas de pós-graduação, em especial da classificação de livros.

A difusão de conhecimento científico por meio de livros é uma forma importante de construção de teorias e de divulgação de resultados de pesquisa em um conjunto expressivo de Áreas do Conhecimento.

Proposta de Classificação de Livros/CAPES

Partindo disso, dentre os benefícios do Qualis Livros estão:

  • Atesta a qualidade da obra;
  • Oferece mais credibilidade à obra;
  • Oferece mais confiabilidade.

A classificação dos livros pelo Qualis Livros é realizada em cinco níveis, que incluem a L1 (classificação de alta qualidade), L2, L3, L4, L5 (classificação de menor qualidade) e a LNC, que são as obras não classificadas. Assim, cada livro pode obter de 0 a 100 pontos na escala de classificação da Qualis Livros, em que:

  • L1 (acima de 85 pontos)
  • L2 (acima de 71 até 84 pontos)
  • L3 (acima de 61 até 70 pontos)
  • L4 (acima de 51 até 60 pontos)
  • L5 (até 50 pontos)
  • LNC (não classificado)

Somado a tudo, a Editora Dialética é uma editora que preza e pensa em todos os elementos capazes de fazer com que seu autor tenha a melhor classificação Qualis e a publicação de livros é um desses importantes elementos. Por isso, para publicar seu livro, entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores editoriais. Ele (a) vai te mostrar como é fácil e rápido realizar esse sonho. 

Fique sempre por dentro do mundo acadêmico. Acompanhe a Editora Dialética.

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Livro “Razoabilidade e a Proporcionalidade como Garantias Constitucionais na Dosimetria da Penalidade Disciplinar”, de Adir Claudio Campos, é uma produção que, entre outras coisas, busca promover uma reflexão sobre esse tema ainda pouco compreendido e considerado pela administração pública e o judiciário

Adir Claudio Campos possui vasta experiência em direito administrativo, tendo atuado como assessor jurídico na Câmara Municipal de São Paulo e na Câmara Municipal de Uberlândia, além de ter exercido o cargo de Subprocurador-geral e Procurador-geral do Município de Uberlândia.

Leia mais »

Romance, ficção, política e outros temas estão presentes no livro “Sem Trégua: um legado de ensinamentos de como sobreviver à pobreza e à vida profissional no meio político”, da escritora Aracilba Alves da Rocha. Livro publicado pela Editora Dialética será lançado em 8 de julho em João Pessoa

Aracilba Alves da Rocha é uma profissional que vive atualmente em João Pessoa, na Paraíba e possui 40 anos de experiência em administração de empresas públicas. A escritora é Graduada em Engenharia Civil, Especialista em Gerenciamento de Empresas Públicas, Planejamento Urbano, Gestão de Habitação Popular e Finanças Públicas. Além disso, possui vasta experiência em Gerenciamento Executivo, que abrange empresas do Setor Elétrico, Telefonia, Saneamento e Transporte, Finanças Públicas, Administração e Planejamento.

Leia mais »

Escritor, Fernando Couto de Magalhães, publica a obra “Instituto Hawkins e as anomalias do tempo”, ficção científica que conta a história de um paleoantropólogo brasileiro que viaja por diversas partes do mundo em prol de descobertas pré-históricas 

Fernando Couto de Magalhães possui formação em Comunicação Social, é Pós-Graduado em Ciências Humanas – História, Filosofia e Sociologia e possui cursos de extensão em universidades como Harvard e Universidade de Columbia nos campos da História da Globalização, Arqueologia e Museologia. Para o escritor, ser lançado no Brasil como autor de ficção científica é uma realização “incrível”.

Leia mais »

Educadora e Pesquisadora Regina Célia Fernandes da Costa Perpétuo lança livro ”A alfabetização de crianças com diagnóstico de deficiência intelectual: o direito à diferença”, obra que, dentre muitos aspectos, busca chamar a atenção da sociedade para esta realidade.

Regina Célia Perpétuo é Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE, Pós-graduada (lato sensu) em Gestão pela Universidade Anhembi Morumbi, em Docência do Ensino Superior e em Psicopedagogia pela Faculdade Campos Elíseos, Graduada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos – UNG e em Letras pela Universidade Brás Cubas – UBC.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308