Blog da Editora Dialética

Ricardo Prado Pires é organizador de coletânea de artigos escritos por membros do MP

Home > Notícias > Ricardo Prado Pires é organizador de coletânea de artigos escritos por membros do MP

Obra é composta de textos sobre defesa do Estado Democrático de Direito, da diversidade, da sustentabilidade, dos direitos humanos e da Justiça Social

Publicado em 8 de fevereiro de 2023

O livro “Em Defesa da Democracia: coletânea de artigos em defesa do Estado Democrático de Direito, da diversidade, da sustentabilidade, dos direitos humanos e da Justiça Social” é uma publicação do Movimento do Ministério Público Democrático (MPD), organizada pelo Presidente do MPD, Ricardo Prado Pires, que também assina um dos artigos. O livro deve ser lançado oficialmente em breve, mas já está disponível no site da Editora Dialética.

Ricardo Prado explica que “o MPD mantém publicação constante de artigos e, em razão da qualidade do material produzido, surgiu a ideia de consolidar parte desses textos em um livro para dar maior divulgação e perpetuar um conteúdo que entendemos ser de ótima qualidade”. Prado é professor de Direito Penal e Procurador de Justiça aposentado.

A obra é uma coletânea de artigos publicados em veículos da imprensa, escritos por membros do Ministério Público brasileiro que integram o MPD, associação fundada em 1991 por membros do MP. Os autores são promotores e procuradores estaduais do MP e, também, do MPF, do MPT e do MP de Contas. Também assinam os artigos, os membros da diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) Fabiola Moran (1ª Tesoureira), Celeste Leite dos Santos (Diretora de Convênios), Roberto Livianu (Assessor de Assuntos Institucionais e Parlamentares) e Ivan Carneiro Castanheiro (Diretoria da CEAL). Outros membros do MPSP que assinam textos são os Procuradores de Justiça aposentados Airton Florentino e Carlos Cardoso, os Procuradores de Justiça na ativa Maria Fátima Vaquero, Mário Papaterra, Mário Sérgio Sobrinho e Valderez Deusdediti Abudd e o Promotor de Justiça Rogério Alvarez de Oliveira.

Os textos da coletânea apresentam questões desafiadoras para a sociedade, como o combate à corrupção e à violência doméstica, violência política contra a mulher, o papel do MP, drogas, pandemia, diversidade e inclusão social, contas públicas, o sistema eleitoral e a urna eletrônica, a participação de militares na política e preservação ambiental, tudo tratado à luz da Constituição brasileira.

O Presidente do MPD, Ricardo Prado, afirma que a obra ajuda a compreender a dinâmica e as diversas facetas da Democracia. “Esse é um conceito amplo e complexo que se materializa em inúmeros setores da nossa vida social. Poder visualizar os diferentes ângulos do tema em debate é muito enriquecedor”. Ricardo Prado indica a leitura para todas as pessoas “que se interessam pelos grandes temas do país, e especialmente para quem enxerga na Democracia um valor a ser preservado”.

Para adquirir o livro, acesse:
https://loja.editoradialetica.com/humanidades/em-defesa-da-democracia-coletanea-de-artigos-em-defesa-do-estado-democratico-de-direito-da-diversidade-da-sustentabilidade

Matéria por Associação Paulista do Ministério Público.

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308