Blog da Editora Dialética

Tiago Miguel Stieven lança o livro “O jogo ficcional entre o real e o imaginário: a guerra em A Rosa do Povo e Poesia Liberdade”

O livro “O jogo ficcional entre o real e o imaginário: a guerra em A Rosa do Povo e Poesia Liberdade”, escrito por Tiago Miguel Stieven, lança luz sobre a relevância da literatura brasileira durante a época da Segunda Guerra Mundial. A obra analisa dois importantes livros de poesia daquele período: A rosa do povo (1945), de Carlos Drummond de Andrade, e Poesia liberdade (1947), de Murilo Mendes.

O pesquisador destaca a sensibilidade contida nessas obras, que convidam os leitores a se envolverem na complexidade dos versos e a refletirem sobre os fatos transfigurados pela linguagem poética. As obras dos poetas brasileiros apresentam-se como um gesto de contraposição aos esquecimentos e oferecem, sempre, a poesia como um meio de expressão.

Assim, o pesquisador revela como Drummond de Andrade e Murilo Mendes trouxeram à tona a condição humana imposta pela terrível ação da Segunda Guerra Mundial.

Acredito que a literatura tem o poder de transformar e humanizar a pessoa e a guerra seria o tema que, talvez, melhor possibilitou mostrar isso, porque em tempo de guerra, em tempos de conflito bélico se deixa de lado um pouco as questões humanas e a literatura vem nesse sentido. É justamente o que os dois poetas em estudo na obra procuram fazer por meio dos recortes, que é ficcionalizado e poetizado dentro dos seus textos.

Tiago Miguel Stieve/Foto: Arquivo Pessoal.

A pesquisa realizada nesta obra não se limita apenas à análise dos poemas em si, mas também investiga o lugar ocupado pelos autores no contexto do Modernismo. Com isso, Tiago Miguel Stieven destaca a tensão presente nos textos poéticos, resultado do embate entre o local e o geral, o particular e o universal. 

Ainda segundo o autor, essa tensão reflete o esforço dos poetas em construir reflexões sobre a humanidade e seu destino diante dos horrores da guerra. Ele explica que a questão do ser humano perpassa os poemas no geral, ou seja, é uma temática que sempre gera material para reflexão e foi um ponto em que ele se deparou ao estudar os poetas escolhidos. Somado a isso, a discussão sobre a linguagem, o tempo e, especificamente no caso de Murilo Mendes, a questão da religiosidade são aspectos que também foram observados em sua análise. 

“Na verdade, o foco central é a guerra, mas de forma subliminar vamos trabalhando outros temas”

Tiago Miguel Stieve

Através da análise das obras desses poetas, a pesquisa de Tiago Miguel Stieven permite uma imersão no mundo das ideias contemporâneas sobre o significado estrutural e temático dos textos poéticos. Para o autor, a literatura tem a função de trazer à tona todas as ambiguidades, mas compete a cada leitor fazer a sua reflexão em relação ao que está sendo pautado. 

Em seu estudo, o pesquisador menciona a interpretação da lírica moderna nacional como expressão das posições dos poetas em relação à guerra e seus efeitos no ser humano e na sociedade. Ao responder em entrevista sobre possíveis efeitos provocados na sociedade, Tiago Miguel Stieven explica que:

A transformação de forma direta, seria melhorar e qualificar ainda mais a sociedade, o ser humano, porque a literatura é justamente isso, ela tenta descamar essas ambiguidades e proporcionar a reflexão e possibilitar os questionamentos. Sempre mais importante do que as respostas que vamos ter são as perguntas que vamos fazer”, explicou. 

Desse modo, “O jogo ficcional entre o real e o imaginário: a guerra em A Rosa do Povo e Poesia Liberdade” oferece uma visão aprofundada e reflexiva sobre a importância da poesia como forma de resistência em tempos sombrios e vem com o propósito, em meio aos tempos modernos envolto as tecnologias, propor a volta de uma reflexão mais morosa e crítica não somente sobre a guerra, mas em distintos aspectos por meio da literatura. 

“A literatura, além de possibilitar esse exercício, faz isso de uma maneira diferenciada. As reflexões que talvez um texto teórico não toque o leitor, não suscita essa questão com a mesma intensidade que o texto literário tem a capacidade de fazer com o leitor”, comentou Tiago Miguel Stieven. 

Somadas as obras de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes, o  autor  utiliza as teorias de Iser, Candido, Merquior e outros estudiosos da literatura para interpretar a lírica moderna nacional como uma expressão das posições dos poetas. Tiago Miguel Stieven se preocupou em propor uma escrita reflexiva que está disponível para leitores de diferentes níveis de entendimento tanto no que diz respeito aos poemas analisados e seus autores quanto no que tange a guerra. 

“É um texto basicamente acadêmico, porque é resultante de uma pesquisa da dissertação de mestrado, mas até pela linguagem que eu procurei utilizar, fazendo justamente o que Drummond faz ‘a poesia próxima do povo’ e para que essa poesia esteja próxima do povo eu procurei utilizar uma linguagem mais acessível”, destacou. 

E no que se refere à transformação desse estudo em um livro que seja de acesso de todos, principalmente nessa questão da linguagem, o pesquisador contou que a sua experiência foi muito significativa. 

Veja mais sobre o livro “O jogo ficcional entre o real e o imaginário: a guerra em A Rosa do Povo e Poesia Liberdade” na Live no canal do YouTube da Editora Dialética:

Você também tem alguma pesquisa ou estudo relevante a ser publicado como livro? Publique você também o seu estudo acadêmico e forneça material didático para a sua área de pesquisa. Clique aqui e converse com um de nossos consultores editoriais sobre como publicar sua tese e/ou dissertação como livro. Ou clique aqui e converse com um dos nossos consultores editoriais sobre como publicar seu artigo científico como capítulo de livro. 

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308