Blog da Editora Dialética

Vamos falar sobre liberdade de expressão?

Além de ser um dos temas mais relevantes do mercado editorial brasileiro na atualidade, a liberdade de expressão é também um dos direitos fundamentais mais polêmicos e convidativos ao debate. 

São mais de 20 títulos publicados pela Editora Dialética que envolvem essa temática e, como não poderia deixar de ser, sua leitura ultrapassa as fronteiras da academia e embasa discussões nos mais diversos ambientes: dos botequins aos fóruns virtuais. 

Humor, religião, fake news, mídia, contexto histórico e panorama eleitoral…diversas são as lentes capazes de direcionar a apreciação da liberdade de expressão. Mais uma vez, faz-se a ressalva de que o domínio desse assunto é de grande valia em termos de repertório sociocultural, especialmente para estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Nesse sentido, é importante reconhecer a liberdade de expressão como direito humano, protegido por diversos tratados internacionais, e elemento indissociável da democracia. Dentre outros documentos, tal direito é protegido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, pelo Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos da ONU, pela Convenção Europeia de Direitos Humanos, pela Convenção Americana de Direitos Humanos e pela Carta Africana de Direitos Humanos e dos Povos. 

Seu conteúdo é vinculado à liberdade de imprensa, de manifestação do pensamento, de comunicação e informação, de crença, entre outras possibilidades e sua previsão no ordenamento jurídico brasileiro remonta à Constituição do Império, de 1824.

Escrever sobre liberdade de expressão é, além de um direito, um comportamento metalinguístico. Inspire-se no tema com o mais famoso verso de Cecília Meireles, em seu Romanceiro da Inconfidência, de 1953:

“Liberdade, essa palavra/ que o sonho humano alimenta,/ que não há ninguém que explique/ e ninguém que não entenda”.

Por Ana Paula Lasmar Corrêa

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Newsletter - Blog
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 - 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308