Blog da Editora Dialética

Você conhece a Literatura “Young Adult” (YA)?

Existem leitores de todas as idades que são apaixonados pela literatura “ya”. Os livros fazem tanto sucesso que ganham adaptações para os cinemas e os leitores tornam-se verdadeiros fãs!

Em uma tradução livre, a expressão “Young adult” seria “jovem adulto”. Essa tradução já fornece pistas sobre a categoria literária objeto desse texto. E por que categoria, e não gênero? Segundo a crítica especializada, não há que se falar em gênero literário “Young adult”: trata-se de um viés literário que abrange diversos gêneros. Existem livros voltados para o público jovem adulto que se classificam como ficção, romance policial, romance etc. As grandes características desses livros são a temática e o protagonismo. O personagem principal é sempre um jovem adulto, às voltas com questões dessa fase.

Mas… quem define o que é um “jovem adulto”? Legalmente, existem marcos temporais para as diversas fases da vida, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que considera criança a pessoa de até 12 anos incompletos e adolescente aquela que tem entre 12 e 18 anos. Para o Estatuto da Juventude, por outro lado, são consideradas jovens as pessoas que possuam entre 15 e 29 anos de idade. Esses referenciais, apesar de utilizados para identificar o protagonista, não definem de forma rigorosa os leitores dessa categoria literária. 

Existem leitores de todas as idades que são apaixonados pela literatura “YA”. Os livros fazem tanto sucesso que ganham adaptações para os cinemas e os leitores tornam-se verdadeiros fãs! A principal diferença entre a literatura infanto-juvenil e a literatura “YA” é que a primeira é mais voltada para o início da adolescência, enquanto a segunda retrata melhor situações do início da fase adulta.

Na Editora Dialética, existem títulos para quem gosta desse estilo de leitura e também para quem já está ansioso por conhecer! Escreve ou tem interesse em escrever livros com essa temática? Fale com a gente!

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Conheça o livro “Inglês para todos à luz de Oscar Wilde”, da autora Nadja Gonçalves

“Neste livro atribui-se uma grande importância à leitura minuciosa dos textos, visando com isto a sua correta compreensão. Evita-se, assim, um entendimento baseado somente no sentido contextual. Isto porque o contexto, como forma de compreensão em uma segunda língua, embora importante, pode ser uma ferramenta de compreensão enganosa, pois, sobretudo no que diz respeito ao uso das preposições e advérbios, quando não os conhecemos suficientemente, certamente nos enganaremos quanto ao sentido preciso de várias frases e expressões”.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308