Blog da Editora Dialética

Você conhece a Literatura “Young Adult” (YA)?

Existem leitores de todas as idades que são apaixonados pela literatura “ya”. Os livros fazem tanto sucesso que ganham adaptações para os cinemas e os leitores tornam-se verdadeiros fãs!

Em uma tradução livre, a expressão “Young adult” seria “jovem adulto”. Essa tradução já fornece pistas sobre a categoria literária objeto desse texto. E por que categoria, e não gênero? Segundo a crítica especializada, não há que se falar em gênero literário “Young adult”: trata-se de um viés literário que abrange diversos gêneros. Existem livros voltados para o público jovem adulto que se classificam como ficção, romance policial, romance etc. As grandes características desses livros são a temática e o protagonismo. O personagem principal é sempre um jovem adulto, às voltas com questões dessa fase.

Mas… quem define o que é um “jovem adulto”? Legalmente, existem marcos temporais para as diversas fases da vida, a exemplo do Estatuto da Criança e do Adolescente, que considera criança a pessoa de até 12 anos incompletos e adolescente aquela que tem entre 12 e 18 anos. Para o Estatuto da Juventude, por outro lado, são consideradas jovens as pessoas que possuam entre 15 e 29 anos de idade. Esses referenciais, apesar de utilizados para identificar o protagonista, não definem de forma rigorosa os leitores dessa categoria literária. 

Existem leitores de todas as idades que são apaixonados pela literatura “YA”. Os livros fazem tanto sucesso que ganham adaptações para os cinemas e os leitores tornam-se verdadeiros fãs! A principal diferença entre a literatura infanto-juvenil e a literatura “YA” é que a primeira é mais voltada para o início da adolescência, enquanto a segunda retrata melhor situações do início da fase adulta.

Na Editora Dialética, existem títulos para quem gosta desse estilo de leitura e também para quem já está ansioso por conhecer! Escreve ou tem interesse em escrever livros com essa temática? Fale com a gente!

Gostou? Compartilhe com mais pessoas!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Inscreva-se em nosso blog.

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu e-mail.

POSTS MAIS RECENTES

Livro “E se tivesse sido assim?”, publicado pelo autor Roberto Guimarães da Silva, onde ele sintetiza romantismo, mistério e ficção, além fornecer dicas práticas para aqueles que almejam uma vida tranquila e estabilizada

Trainer de equipes com foco em processo e gestão pessoal para autoconhecimento e liderança, Roberto Guimarães da Silva é, dentre outras coisas, Palestrante e escritor, Master Coach, Geógrafo, Militar de carreira e Engenheiro. O profissional conta com mais de 25 anos de experiência na área de desenvolvimento humano, atuou em áreas como gestão de pessoas, comando e instruções de tropa e operações militares, logística, tecnologias de informação e comunicação e liderança de grupo.

Leia mais »

No livro “O teletrabalho/home office no Poder Judiciário brasileiro”, Luciana Faria de Carvalho relata, dentre outros aspectos, a experiência do regime de trabalho no Tribunal de Justiça de Mato Grosso durante o período da pandemia de Covid-19

Doutoranda e Mestre em Direito, Especialista em Direito Processual Civil e Processo Penal, Luciana Faria de Carvalho lança livro que traz um diálogo não apenas com as regras e os aspectos do direito do trabalho, mas uma perspectiva do direito administrativo, com nuanças do direito constitucional e direito ambiental.

Leia mais »

Elaine Ferreira dos Santos, autora do livro “O discurso de um grupo musical: rap” lança obra para professores e todos os interessados em conhecer o gênero Rap 

Doutora em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso – Literatura Africana, PUC-SP, Mestre em Língua Portuguesa com ênfase em Análise do Discurso nas Letras de Rap, PUC-SP, dentre outras formações, Elaine Ferreira dos Santos atua como professora desde 1990 no ensino fundamental e médio e em 2003, iniciou no Ensino Superior prestando serviços em diversas Universidades.

Leia mais »

Quer receber mais conteúdos excelentes como esses de graça?

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email.

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 4.221 – 1º andar, Itaim Bibi, São Paulo – SP, 04538-133 // Telefone: (11) 4118-6308